A arte de respirar


Autor: Dr. Danny Penman 
Editora: Sextante
Ano de publicação: 2018
Número de páginas: 128
“Você respira 22 mil vezes por dia. Quantas vezes faz isso de forma realmente consciente?
Cada uma dessas 22 mil respirações é uma oportunidade de dissolver o estresse, a infelicidade e a ansiedade. A arte de respirar traz exercícios simples e práticos para você incluir a atenção plena em sua vida.
Dr. Danny Penman mostra como essa tomada de consciência pode transformar a maneira como você se relaciona consigo mesmo e com o mundo à sua volta.”


Recebi da editora a cortesia, através de sorteio do site Skoob e, por mais que a premissa seja óbvia, afinal precisamos respirar (!) o livro pode surpreender: se não pelos exercícios em si, pelos questionamentos e reflexões. A própria escolha da cor da apresentação, capa e páginas específicas do miolo (bela!) já tranquiliza.  




A respiração é importantíssima - não apenas por ser vital, mas por ajudar a controlar diversos aspectos do corpo. Desde simples substâncias a humores.

“Respirar é algo tão comum, tão ordinário, que sua verdadeira importância talvez passe despercebida.” – p.23

Lembro que a melhor massoterapeuta que já me atendeu, quem conseguiu desfazer nós absurdamente duros que tenho nos ombros, buscava harmonizar os movimentos das mãos dela no meu corpo com a minha respiração. Mais especificamente, alguns movimentos na inspiração, outros na expiração. Quando tinha pontos muito doloridos, ela segurava enquanto eu respirava... Era como se diluísse um pouco junto a cada expiração. (Infelizmente perdi o contato com ela.) É algo que funciona, importante... O corpo “assimila”.


Uma “rede de conexões”... Consciência. É o que necessitamos desenvolver. Deixar de ser no automático. Reparar. Parar. Quando estamos estressados em demasia sequer nos damos conta do quanto a respiração altera. Estimulando que retorne ao normal podemos nos ajudar a sair de tal estado, podemos relaxar, acalmarmo-nos...
“Os hábitos até podem facilitar sua vida e liberar tempo e energia para você fazer coisas mais úteis e interessantes.
Mas também podem se tornar uma armadilha... bem perigosa.” – p.59

Pode questionar o que há de novo nisso!... O novo é que você desacelerou, parou com a correria diária e o automatismo externo para ler e olhou para si. Quantas vezes estamos a ponto de explodir e paramos: após algumas respirações mais completas, inspirar, pausar, expirar... Você pensa melhor, evita uma dor de cabeça mais acirrada, ou algo pior.

O livro além de ser belo (apenas a tinta usada me deixou...) é organizado. A diagramação interna foi bem feita, gostei muito da qualidade das folhas (gramatura) – algo que normalmente não me chama a atenção. 😊

Gostei muito do presente recebido! Primeira vez que ganho um sorteio no Skoob e agradeço deveras!
Um – dois – três – quatro – cinco – seis – sete
Um – dois – três – quatro – cinco ...
Sete – seis – cinco – quatro – três – dois – um
Cinco – quatro – três – dois – um ...


Tranquila, convido você a prestar atenção na sua.


Um abraço,
Carolina.

Nenhum comentário