A baronesa descalça

Autora: Chiara Ciodarot
O Clube dos Devassos, 1
Freya Editora
E-book Kindle
Publicado em 2020/2018
N° de páginas: 433
"Vale do Paraíba, 1872. Saraus, bailes, rapazes, cavalgar e defender a abolição da escravatura, são estes os gostos da bela Amaia. Mas tudo parece perder sentido quando seus pais morrem e deixam nas suas mãos uma fazenda de café e um testamento que a impede de alforriar os escravos. Sem saber como administrar uma fazenda e se afundando em dívidas, ela encontra apenas uma solução: se casar. Todo e qualquer solteiro ou viúvo se torna um pretendente em potencial. Ou quase todo. Eduardo Montenegro não é pretendente para moça de família. Fundador do Clube dos Devassos, o misterioso Montenegro não pretende se casar, mas isso não o impede tentar levar Amaia para cama. Enquanto tenta manter a sua integridade física e emocional, Amaia arruma um pretendente inesperado. Será que ela vai conseguir levar adiante o seu plano de salvar a fazenda e os escravos, ou será que a sua atração por Montenegro será maior? O famoso devasso acabará seduzido pelos encantos da charmosa abolicionista e a pedirá em casamento antes que ela se case com outro?
- A Baronesa Descalça é o primeiro livro da Coleção O Clube dos Devassos."
Admito não ter lido tantos romances de época, mas histórias. Em algumas, adentro; já em outras, observo pelas janelas e portas.


A leitura não permitiu parada até às 01:27 a.m. com:
“Bem-vindo ao Clube dos Devassos.”

(Ok, admito ter lido a página posterior, a dos agradecimentos, também. Culpada! Kkkk!)


 
A época escolhida, os ideais defendidos... (Inicialmente me veio o querido poeta Castro Alves e seu amor pela liberdade.) A linguagem empregada é acessível sem verter para o coloquial. Os sobrenomes são de peso na nossa história e há fatos reais, a exemplo do incêndio no Estaleiro de Ponta de Areia em 1857.


Amaia de Carvalho conquista sem dificuldades. Ela, além de ser a mais “garbosa”, recebendo galanteios e atenção de todos os solteiros (e não apenas destes), brinca, flerta, sem se comprometer com um sequer. Apesar de falarem dela por esse seu jeito, os seus trajes e, claro, por despeito, ela tem algo muito mais chamativo: tem os próprios pensamentos – o que para uma senhorita naquela época... – e quase sempre os expressa! Apenas sorrisos, bailes, e arrumar um marido deveriam ser suas preocupações, como o de todas as outras senhoritas solteiras. Mas Amaia não seria Amaia se fosse igual e, aliás, apesar de estar dentre as grandes famílias de cafeicultores escravagistas, é terminantemente contra a escravidão, o trato daqueles seres humanos como animais ou coisas! Passional. Radiante!


Então... Eduardo Montenegro. Solteiro, ✓ok. Rico, ✓ok. Procurando uma esposa, Oops! Nada ok!... Ele não é do tipo que se casa, mas podem “se divertir”... Ele é atraído pela luz e vivacidade dela. Contamos com discussões acaloradas, empáfias e “espetadas irônicas”; há beijos de tirar o fôlego e muito orgulho! Há jogos necessários para a sociedade em que estão, tentativas de obter informações e distrações. Há acidentes não muito acidentais e cobiça.
Fazenda de café, 1861. Google Imagens
Nem sei como expressar tudo o que senti. Não parei em janelas ou portas, aterrissei com tudo nas salas de estar, nos escritórios, sombras de carvalho, cafezais... Vibrei, sorri, aguardei, desesperei, chorei, vivi cada drama escondido pela necessidade de manter as aparências dentre tanto mais. Colhi café com a Amaia enquanto os escravos e capatazes se assombravam. Observei o choque tido por empregado ao ouvir dela que era para parar com os castigos corporais, observar horas trabalhadas e limite de idade, bem como a alimentação dos servos escravos.

“A sinhazinha vai estragar eles.”

(E o prazer do sr. Eduardo Montenegro em presenciar tal comportamento.)

Bom, decerto há um problema a ser solucionado, uma “jornada” em tentativas, aprendizagens e a premiação no retorno. Certo, certo! Mas o que difere cada história (estória) são as personagens. Elas cativam... ou não. Além da Amaia, da irmã (aff!), da Bá, Sr.Montenegro... Há mais! As irmãs mais novas da melhor amiga dela, Caetana e seus pedidos caso ganhassem a brincadeira de esconde com o Eduardo aquece o coração, afinal, são de uma família escravocrata e com um pai rigorosíssimo e... Bom, quando lerem verão. Personalidades...
 
Já imagino possibilidades para os próximos livros, o desenrolar de outras tramas que se prenunciaram no final deste, máscaras a cair... Como disse a amiga da Elizabeth (Orgulho e preconceito): “Há muito tempo para se conhecerem após o casamento”... Claro que não falo do casal-fogo... Deste, espero qualquer coisa, desde que estejam juntos! Quem sabe escandalizarem a corte ao visitar a Caetana e o sr. Canto e Melo?!? Rsrsrs

A autora Chiara Ciodarot demonstrou domínio do momento histórico, pesquisas provavelmente foram feitas. Procurei alguns dados apenas para me certificar e falar com propriedade. Tenho certeza de que ela tem muito ainda a contar e personalidades a mostrar, retirando máscaras. Quero saber de detalhes do Clube dos Devassos e como o Barão de Mauá conseguirá as informações necessárias para... bom, para os planos do clube. (Pensou que eu ia falar além?!? Rsrs)

Já perguntei e tive a informação de que o segundo livro sai provavelmente em... “minha boca é um túmulo” até anúncio oficial. Kkkk!



Um abraço,
Carolina.

..............................................................




Primeira capa do e-book...

12 comentários

  1. Respostas
    1. Amará ainda mais a leitura, acredite! rsrsrs ;)

      Excluir
    2. Superamo, quero saber o que está achando da leitura...
      ... E depois também!!...
      Só se lembre de não paquerar meu (oops, da Amaia! Kkk!) Montenegro! ;D

      Excluir
  2. Nossa sua resenha foi demais confesso que tenho me dedicado pouco a leitura mas amo ler livros de romance parabéns pela resenha e pelo blog super organizado lindo mesmo bjos da Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jussara!

      Tomara que consiga um tempo a mais e, assim que conhecer o mundo e as personagens deste, venha me contar! ;) Beijos!

      Excluir
    2. Conseguiu?.. rsrs.

      A autora está trabalhando no spin-off do Luiz e a ansiedade está em alta!!.. ;)

      Excluir
  3. O livro entrará em pré-venda físico e o segundo livro do Clube dos Devassos está previsto para o dia dos namorados! <3

    ResponderExcluir
  4. Que resenha incrível! Eu amo leitura, amo romance de época! Já estou louca para ler! Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Agora que li os dois primeiros, louca pelo terceiro!!... :)

    ResponderExcluir
  6. Aguardando a nova edição, pela Freya, com capítulos a mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logo estará disponível. Estava em pré-venda... Confira no site www.freyaeditora.com.br e pode usar o cupon CAROLLIVROS5 para desconto.
      ;)

      Excluir