Ontem foi o Dia da Mulher...


Ontem foi dia da mulher e li em vários posts no Instagram as pessoas falando sobre ler mais mulheres. Admito: não reparo nisso quando pego um livro para ler. Mas fez eu parar para lembrar (comentei até em postagem de editora no Twitter): Meu primeiro livro da vida, na 1a. série, foi escrito por uma mulher…


João Feijão – Sylvia Orthoff

Na 2a. série? Clarinha na ilha, da Maria Clara Machado.

Lygia Bojunga (Os colegas; A casa da madrinha). Ana Maria Machado (Bisa Bia, Bisa Bel). Martha Azevedo Pannunzio (Os três capetinhas). Paula Saldanha (O Praça Quinze). Maria Thereza Mello Soares (Um teimoso genial). Leila Rentroia Iannone (Com a ponta dos dedos e os olhos do coração). Eliane Ganem (A fada desencantada).

Só fui ler – e, claro, “pesco” ou “colo” do Skoob (rsrs) – livro de autor homem na 5a série! O sobradinho dos pardais, vi agora, foi escrito por Herberto Sales e A turma da paquera foi escrito pelo Pedro Block. Lembrava dos títulos, mas não que foram escritos por autores homens. Como diz a expressão: “Sue me!” Rs. Lembro das histórias apesar das décadas passadas. (Xi, me dedurei!! Shhhhhh….!)

Ainda... Suzana Dias-Beck (Por um grande amor). Maria da Gloria Cardia (Quem roubou minha infância?). - E comecei a ler além dos que a escola mandava e do Novo Conhecer... Pegava os livros do meu pai: Agatha Christie! Tantos!... A morte no Nilo, Morte na Mesopotâmia, Um crime adormecido, O mistério dos sete relógios...

A maioria dos livros lidos no meu início de vida como leitora foi expressivamente de autoras, sem premeditação. Nada tenho a favor ou contra modo de escolha pessoal. Cada um lê como e o que quer e gosta. Claro, devemos ampliar e nos desafiar a ler fora da nossa zona de conforto, o que nos faz bem, mas o respeito é necessário - podemos discordar e sem ofender.

Bom, era basicamente isso: queria registrar aqui minhas primeiras leituras e autoras... Agradecer a essas mulheres maravilhosas pelas histórias que me proporcionaram! E, ainda para registro, várias coleções e séries que tenho...! Agradeço também! (H.P., H.G., crônicas vampirescas, D.V., HoN, IAN...) Sou grata a amiga e parceira Chiara Ciodarot que me presenteou com meu amado e amig@s! A amiga arretada Tatiana Amaral... a roqueira e romântica Bia Carvalho... Lygia... Michaelly... Silvia... Carina... Lucy... TANTAS! Obrigada!

Melhor me despedir antes que passe por todos os meus livreiros! Kkk!


Grande abraço a todas 
(e todos, porque homens leem esta mulher aqui também! ;* )
Carolina.

Nenhum comentário