Em chamas

Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Publicado em 2012
N° de páginas: 416

Não existe mais.

- Bom, certamente as flags que passei a usar esses dias não existem mais! Usei-as todas! Momentos de ultraje, injustiças, medos, reflexões, demonstrações de preocupação, de amor... Laços. Armas. 
"... Não sou como vocês. Não há mais ninguém no mundo que eu ame..." - Johanna Mason, 7.
Armas. Controle (essa deve ser a palavra favorita do Presidente Snow... caindo por cima de tudo...).

Faísca... Estopim. A garota em chamas atiçou a nação mesmo que não-intensionalmente. Lembram? Pureza. Dor. Proteção. Impulsos... 

A Capital quer abafar os levantes que começaram. Creio eu que não foi com as amoras em si, mas com o gesto para com a Rue. Demonstração de consideração, apreciação, respeito. Amor. Ela vê a Rue na Prim por vezes, como viu Prim na Rue na arena... Voltou a se fechar e teve investida do Gale, apenas um beijo, mas que Snow soube ter acontecido.

A turnê começará e ele vai visitar ela na sua casa, na aldeia dos vitoriosos. Alerta, ou ameaça, se assim preferir ver. Afinal, tudo depende do ponto de vista de quem olha para a situação. Ele oferece a máxima de poupar tempo não mentindo. Como ela observa depois, nada que fizesse nessa turnê mudaria coisa alguma. Uma distração a mais, outra manipulação do Snow.

Um gesto de gratidão e bondade, reconhecimento (e as armas de pacificadores), mata alguns no primeiro distrito visitado, o 11, o da Rue e do Tresh. Haymitch questiona, Peeta se chateia por não ter sido avisado da visita impertinente do governador de Panem. A viagem segue, eles se comportam como o esperado por eles pelas pessoas da Capital. Pedido de noivado é proporcionado ao público - esforços vãos.

Fuga. Sugerida anteriormente por um ciumento Gale, depois da turnê, pela Katniss. Snow parece lembrar dos pontos frágeis do distrito dos vitoriosos recentes... (A cantiga dos pássaros e das serpentes nos afirmou que ele sabia da floresta, do lago, dos pontos fracos da cerca... tudo!) Novos pacificadores. Punições em praça pública. Muito muda. E, com o ensaio para fotos dos vestidos de noiva da Katniss para o público, o anúncio do terceiro Massacre Quaternário. 

[Haja marcações!]
Katniss está confusa antes, durante... todos os passos. Ela não quer que aqueles com quem se importa, que "tomou para si", sofram. Na lista estão a mãe, a irmã, o "primo" Gale e a família dele, Peeta, e até Haymitch. O ataque ao Cinna orquestrado propositalmente na sua frente, quando confinada no tubo para subir para a arena, a desestabiliza horrendamente. O objetivo dela é manter Peeta vivo. 

Não me delongarei no desenrolar dos fatos, quero que leia. Mas... Algumas ressalvas seguem. Ela está confusa quanto aos sentimentos, a familiaridade com seu melhor amigo e parceiro de caça, com quem divide provisões e revoltas contra a Capital há anos, na segurança da floresta, onde ela pode ser ela mesma. A falta que sente do Peeta quando ele está ausente, a vontade de mantê-lo são e próximo. Sente-se segura. Ela não entende porque nunca pensou, nunca parou ou teve tempo para fazê-lo. Nunca foi questionada. Nunca quis formar família, ter filhos para que fossem enviados aos Jogos. A mente é bem simples e racional. Lembram das regras?... 

Ela consegue ver que a população da Capital não consegue entender... Condicionamento. Chega a pensar se não seria como eles caso tivesse nascido, sido criada lá. Ela enxerga que o trio que a prepara (cabelo, maquiagem...) tem, sim, sentimentos por ela. Deturpados, sim, mas eles estão desolados por ela! Já aqueles que usam seus cérebros para orquestrar maneiras divertidas de matar (idealizadores)?!?... Ela os odeia!

Lembram que ela não sorri a toa mas se preocupa com as pessoas? Como pode ter aliados na arena se sabe que em algum momento a aliança terá que ser desfeita, tendo que sobrar apenas um?!? Como matar após se aproximar, conhecer?... A prioridade é a vida do Peeta. Então, aliados são feitos para ela, sem que tome ciência. Lá, na arena, quando pensa ter perdido ele para sempre, desaba. 
"Sou um livro aberto - sussurro de volta. - Todo mundo parece saber meus segredos antes de eu mesma saber deles."
Ela é a única que ainda não se deu conta, por mais que se questione quanto a tanto... Até os seus acessos de fúria! Rs. Quando não consegue mascarar ou... rsrs. Tentou evitar, não quer magoar o amigo Gale, mas não tem como deixar de se jogar naqueles braços que passou a conhecer, nos quais adormece, quando estes se abrem para a recepcionar: os braços do Peeta. Tudo fica para trás. Não pretende voltar. E sente... E a sensação é boa. 
     
       
Peeta também tem pesadelos, claro! Os Jogos fazem isso. Há quem tenha enlouquecido... Há os que usam morfináceos, álcool (Haymitch), os que nunca mais aparecem após a turnê... Sequelas. As poucas noites mais tranquilas são as passadas juntas. Ele não esconde seus sentimentos, diz que ela é perfeita... Creio que tenha nada que deixe de fazer por ela! Se a Katniss quer salvá-lo, o Peeta a quer salvar!

E chega, não é mesmo?... Esquemas, mortes, sacrifícios, tentativas... Ela se vê novamente como uma peça em um jogo que sequer sabia 'estar rolando' (ou participando). Mas termina faltando peças, faltando sanidade... E com uma notícia, a única, vinda de quem não lhe omitiria:
     
Não existe mais.


Um abraço 
(caloroso como o do Peeta),
Carolina.

2 comentários

  1. Lido pela 4° vez e eu lutando para terminar de ler aqui hahaha juro que vou ler. Seu ânimo cada vez que fala dessa trilogia me dá coragem para continuar lendo 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não entendo como você conseguiu parar no cap.21 e enrola..! Kkk!
      Aguardo seu retorno!!!
      ;)
      Abrç!

      Excluir