Vinícius de Moraes: Allegro

Nasceu no dia 19 de outubro de 1913, no Rio de Janeiro. Seu nome de batismo era Marcus Vinitius da Cruz de Melo Moraes (apenas aos nove anos registra o Vinicius de Moraes). 

Dentre tantas poesias do grande poeta, escolhi publicar aqui a Allegro por ter uma história com ela... Sim, na UFBa, em uma aula com a professora M. M., tínhamos que interpretar esta e o grupo com o qual estudava interpretou trechos de forma diferente da expressa pela professora-doutora... Vergoinha!... Rs. Mas depois ela disse fazer sentido. Não falarei interpretações, deixarei que, se quiser, exponha as suas! Rs.



Allegro


Sente como vibra
Doidamente em nós
Um vento feroz
Estorcendo a fibra

Dos caules informes
E as plantas carnívoras
De bocas enormes
Lutam contra as víboras

E os rios soturnos
Ouve como vazam
A água corrompida

E as sombras se casam
Nos raios noturnos
Da lua perdida.



Um abraço, 
Carolina.



4 comentários

  1. Respostas
    1. Não há apenas uma forma de interpretar. (A professora mesmo, em alguns versos interpretou diferente do meu grupo - 4 ou 5 pessoas). Interpretações podem ser diversas contanto que não saia do possível quando se tem figuras de linguagem. Se alguém diz que "está radiante como o sol", não se pode dizer que está depressivo ou choros@...


      Abraço e aguardo! 🌷 ☆

      Qual a Sua Interpretação?

      Excluir
  2. Olá, este poema é realmente muito interessante ��, mas ainda não o compreendi, e não há muitas análises sobre. Você poderia compartilhar de seu pensamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A profa. na universidade interpretou como a natureza intocada pelo homem... Meu grupo (5 pessoas) interpretou de forma diferente... 🤐😅

      Excluir