A mais bela de todas


Autora: Serena Valentino
Editora: Universo dos Livros
Ano de publicação: 2016
Número de páginas: 208

(A história da Rainha Má)
"Ela é a primeira vilã da Disney. Mas toda história tem dois lados, não é verdade? Será que você conhece realmente a origem da Rainha Má? Este livro vai te contar uma história desconhecida até então. Ela é sobre amor e perda, com uma pitada de magia. Descubra aqui o que se esconde por trás do olhar enigmático da mais bela de todas."


A surpresa nas primeiras páginas: ama Verona (dama de companhia) como a uma irmã... Felicidade... Casar com o homem que ama... Filha... "Passarinha".


- PARA TUDO! NÃO É A HISTÓRIA DA RAINHA MÁ?!?... -



Tanto amor, querer bem, passeios, sorrisos... Apenas ofuscados por momentos: momentos que marcam.
Branca de Neve, a criança de 3-4 anos cheia de vida... teria tudo o que ela não teve, apesar de pequenas "pontadas" que sente. Ainda, a falta do marido trabalha nela. Guerra... nele.

Alguns fatores:
   - Falta da mãe
   - Falta de amor paterno
   - Abuso verbal e psicológico contínuo desde a infância
   On...

É a imagem semelhança da mãe, mulher belíssima da qual únicas informações dadas são de fonte... No entanto, o pai sempre a chamou de feia dentre mais - foi convencida - e nada que fizesse era bom o suficiente. A sua vida começa quando o pai morre.

Quando, depois, o amor da sua vida morre, "...se deixa levar pelo medo de um perigo, de uma mágoa, de um abandono, de uma reviravolta..."* (BARTHES, Roland)
 
Não pode perder alguém novamente. Fecha-se.

Há "empurrões"... As irmãs esquisitas (Lucinda, Ruby & Martha) estão sempre prontas com suas risadas, complementos de frases, "presentes"... O encanto no espelho...    

"...Ela tinha poder sobre ele agora, assim como ele tivera sobre ela durante tantos anos..." p.128.

Livros de magia negra...

Parando para pensar e pegando dois livros: a Rainha já má, a Branca se tornando a bela jovem princesa. Nenhuma explanação, nenhum início. Lembremos, também, que tais "contos" são compilações da tradição oral, modificadas...

"... Será que você não deseja ser a menina dos olhos do seu pai novamente?..." p.179.

Uma semente plantada... regada por anos... Como disse a pouco tempo para uma pessoa, o tempo pode fazer o veneno alastrar... Gatilho, qual será?!?...




Um abraço,
Carolina.


* BARTHES, Roland. Angústia. IN: Fragmentos de um discurso amoroso. R.J.: Francisco Alves, 1994. p.22.

Nenhum comentário