A garota Gotic e o fantasma de um rato

Autor: Chris Riddell 
Editora: Galera 
Publicado em 2015 
N° de páginas: 240 

Ada Gotic é a filha única do Lorde Gotic, um famoso poeta ciclista e mora no Palácio Sinistro. Sua mãe? Parthepone. Ela era uma equilibrista que morreu quando Ada era ainda um bebê, equilibrando-se no telhado. Ada se parece tanto com a mãe (o cabelo preto encaracolado... os olhos...) que o pai sequer consegue olhar para ela sem sentir uma profunda dor... 

Então ele veio com a máxima de que crianças não precisam ser vistas, apenas ouvidas. Com tal desculpa, faz a filha usar botas pesadas, que fazem um baita estardalhaço, oportunizando a sua fuga para o escritório (onde ninguém entra) ao ouvir. Eles se "encontram" uma vez por semana para um breve chá. Estranho? Precisa ler sobre o palácio, suas alas, jardins etc! 

Algo que chamou a minha atenção foram as referências. Sim, aparecem em diversos momentos. Referências a outras histórias e personagens. Seja nos nomes das preceptoras (Macabeia, Poppins, Dumbo, Babá Querida...) que teve, convidados do pai para evento (a exempĺo da Mary Xale), locais do palácio... 

O fantasma do rato do título é o Ishmael. Ele foi pego em uma ratoeira que uma personagem a qual não direi o nome colocou! Tadinho... Atraído pelo aroma do queijo Blue Gormley ("amarelo com manchas azuladas e cheiro de meia de menino usada" - eca! Pior que o gorgonzola! Gosto não se discute! Kkk) 

A vida dela começa a mudar quando consegue companhia, faz amigos, crianças as quais sequer tinha conhecimento! Ordens: nunca perturbar a filha do Lorde Gotic! Rs. Muitas loucuras ocorrem em suas explorações e as crianças acabam por ter que impedir algo... Calei! Kkk! 

Diverte facilmente as crianças - eu diria - a partir do 4°-5° anos escolares. As ilustrações são lindas!!! Ah, no final tem uma publicação que ela consegue, história feita pelo Ishmael, em versos, com ilustrações, contando um pouco das suas aventuras pelo mundo antes de fixar residência lá! 


Um abraço, 
Carolina.

Nenhum comentário