O sobrinho do mago

Autor: C. S. Lewis 
As crônicas de Nárnia  
Editora: Martins Fontes 
Publicado em 2010 
N° de páginas: 184

Publicado em inglês, originalmente, no ano de 1955. Apesar de ter sido o 6° livro escrito, pela cronologia da história ele é o primeiro. E saber como Aislam cantou o mundo de Nárnia foi... Mágico!

Digory e Polly são vizinhos e, não muito depois de iniciarem sua amizade, adentram aventuras! Seja pelo caminho entre casas, seja por outros mundos! - Oi?! - Exato: mundos! 

Digory está morando na casa dos tios com a mãe, que está adoentada... E o tio André... Digamos que ele tem o que chamam de "falha de caráter" (falha? Tá!!...)  Ele "se acha" - a pergunta: perdeu? Abafa! - e chantageia o sobrinho a usar os aneis mágicos (amarelo e verde) ao "empurrar" a Polly com um na mão. Ele terá que ir buscá-la! "PUFF!" Bosque Entre Mundos. Decidem experimentar e adentram um laguinho, indo parar no mundo de Charn, que tem um sol velho, morrendo... um mundo vazio, morto. 

Adentram uma espécie de palácio e encontram o que parece ser estátuas muito "fidedignas" a pessoas enormes e reais. Em uma mesinha, uma "instrução" e um sino. Polly não quer que o Digory toque o sino mas ele... adivinha?! A Jadis, última rainha de Charn, desperta.  Ela é híbrida, gigante e jinn (seres com poderes mágicos, inteligentes e com beleza incomum), estudou e desenvolveu seus poderes, aprendendo, inclusive, magias proibidas e das trevas. Ela também tinha o conhecimento da "palavra execrável", um feitiço capaz de acabar com todo um mundo, sobrevivendo apenas quem use a tal palavra.

Claro que ela quer dominar a todos os mundos, iniciando pelo das crianças! Isso, ela "bate perna" brevemente na Terra e "causa" no pouco tempo que permanece aqui, mais precisamente em Londres. Tio André? Parece um cachorro abanando o rabinho! Ela fica possessa por não ter poderes aqui mas é forte... Anéis e muita gente encostando! Acabam indo, além do Digory, da Polly e da Jadis, o tio André, o cocheiro e o cavalo, que resolve beber água de um dos laguinhos e... Um mundo novo que estava para ser criado através de canções entoadas por... ASLAM! Emocionei-me com a magia da criação! Quado ouvi o canto do Aslam! ♡

É assim que, antes mesmo do seu nascimento, Nárnia já tinha tido o mal adentrado em si. :( Animais falam, árvores se movem, confissões ocorrem, tarefa é dada, tentativa de manipulação... fruto... coroação... Uma espécie de profecia ou previsão é feita pelo grande leão dourado: não se preocupem - quando a hora chegar, ele carregará o maior fardo!  

Conheça a criação de Nárnia!
Aventure-se com as crianças!



Um abraço, 
Carolina.

2 comentários