A verdade está lá fora?

Como começou o ep. Piloto...
Collum National Forest, Northwest Oregon
 

E, daí em diante... conquistou - e prosseguiu...

(Chego a ouvir a música tema!!...)
A icônica resposta à batida na porta: toc-toc-toc!
"Sorry, nobody down here but the FBI's most unwanted."
"Lamento, ninguém aqui mas os "menos procurados" do FBI."

Por que um psicólogo formado em Oxford que escreveu uma monografia sobre assassinos em série e oculto que ajudou a capturar... um gênio em análises comportamentais... estaria em uma sala pequena, em quase um porão (exagerei?!? Rs)? Ele está a frente do Arquivo X. Como ele é conhecido? "Spooky Mulder".

Quem bate à porta?... Dana Scully. Ela foi requisitada a se juntar ao Arquivo X com um propósito:

"- We want you to assist Mulder on these X Files. You will write fields reports on your activities along with your observations on the validity of the work.
- Am I to understand the you want to debunk the X Files project, sir?
- Agent Scully, we trust you'll make the proper scientific analysis..."
. . . .
"- Queremos que você ajude Mulder nesses Arquivos X. Você escreverá relatórios de campo sobre suas atividades junto com suas observações sobre a validade do trabalho. 
- Devo entender que você deseja desmascarar o projeto Arquivos X, senhor? 
- Agente Scully, acreditamos que você fará a análise científica adequada ... "

(Sim, assisto no original... Exceto quando criança e assistia na tv aberta...)

Por que a Scully? Dois anos no FBI, frequentou a escola de medicina mas decidiu não praticar. Foi recrutada ao se formar. Ela leciona na academia, tem formação em física: "O paradoxo gêmeo de Einstein: uma nova interpretação". Não se engane, o Mulder leu o trabalho dela, até disse ter gostado! Rs. Mas...

"I was under the impression you were sent here to spy on me."

"Tive a impressão de que você foi enviado aqui para me espionar."

Eles me ganharam ali. O modo com o qual se conhecem e conversam logo de início, o humor, crença X ceticismo científico... Como o Mulder fala em episódio adiante, ela pode não acreditar como ele, mas respeita a jornada! Rs. Eles se respeitam e admiram, embora discordem... Com o passar das temporadas, torcemos que algo mais ocorra... O que foi? É verdade!! Quantos não "shipparam"?!?... rs. 

David Duchovny, o ator que deu vida ao Fox Mulder, não imaginava que seriam tantos anos, tantas temporadas...! Rs. E a Gillian Anderson, a Dana Scully, representava a ambos nos eventos de fãs e painéis..! Era um piloto... tornou-se uma temporada, duas... três... Nove temporadas e filmes! Reuniram-se poucos anos atrás para uma décima temporada com menos episódios. Uma décima primeira temporada foi pedida pelos fãs que resistem ao tempo!!...

Tentaram trocar a dupla lá pela... sexta temporada. Nada feito! Fox Mulder e Dana Scully são insubstituíveis!!! E passaram por tanto juntos! Ela foi abduzida... Ele teve a memória recente apagada... Ela quase morreu, estava no limbo - para onde ir? Seguir, retornar?!?... Ele lutou por ela, deixou de perseguir algo que queria muito!!... Ela carrega uma criança por nove meses - e não pode ficar com ela! Creio que todos pensavam que algo seria dito sobre tal criança quando a décima temporada foi anunciada mas...

O Mulder teve a irmã "subtraída" de casa quando ele tinha doze anos e ela oito. E ele se culpa, era o responsável, o mais velho!... E ele a busca. Nunca teve uma notícia. A verdade está lá fora! O governo sabe. Há uma conspiração, um plot... O "Cancer Man", aquele fumante o qual não se fala o nome, sempre observando, tomando parte... Há mais!

Experiências. Inexplicações. Acordos selados "inexistentes". Interesses. Manipulações. Questionamentos constantes. Impossível deixar de acompanhar, querer entender, saber mais... Querem que a população fique alheia. Clonagem. Sequestros. Chantagens. Área 51? Aeronaves alienígenas. Genes, químicas...

"... Listen to me, Scully. This thing exists. The goverment knows about it and I got to know what they are protecting. Nothing else matters to me and this is as close as I've ever gotten to it."

"... Me escute, Scully. Essa coisa existe. O governo sabe sobre isso e eu tenho que saber o que eles estão protegendo. Nada mais importa para mim e isso é o mais perto que eu já cheguei..."


Pois! Temporadas, filmes, livro falando sobre eles, livros com histórias a partir dos roteiros de alguns dos episódios... A Harper Collins também lançou uns anos atrás sobre o antes de adentrarem o FBI, como Mulder passou a acreditar (Agente do caos) e a Scully deixou de... (Advogado do diabo - tenho que ler o da Scully ainda...), li hq em inglês com o Mulder adolescente... Há o livro de contos da série publicado pela Ornitorrinco que tenho a ler... 

E a verdade?!?...
Ela está lá fora!!!


Um abraço, 
Carolina.

2 comentários

  1. Parece ter muito mistério essa história

    ResponderExcluir
  2. Amava assistir! Passava tarde da noite na tv aberta quando eu era criança, os adultos assitiam e eu... :) Aproveitava! Rs. Mulder e Scully são demais juntos!

    Bateu saudade!!! Rs.

    ResponderExcluir