O pacto dos Lobos

- Le Pacte des Loups -
Lançado em: 31.01.2001 (França)
Direção: Christophe Gans
Música por: Joseph LoDuca
Bilheteria: 70,7 milhões USD
Orçamento: 29 milhões USD
Ação/Terror
Duração: 143 mins.
Europa Filmes.

Elenco principal: Samuel Le Bihan (Grégoire de Fronsac), Mark Dacascos (Mani), Vincent Cassel (Jean-François de Morangias), Monica Bellucci (Sylvia), Émilie Dequenne (Marianne de Morangias), Jérémie Renier (Thomas d'Apcher).

O Pacto dos Lobos é um filme francês e, assim sendo, assisti com o audio original, legendado. Claro que tive que prestar mais atenção à legenda do que o faria caso fosse em inglês, mas se posso escolher, prefiro o audio original. Ouvir o Dacascos falando francês... foi um 'plus'! Rs.

O roteiro é baseado na história real da Besta de Gévaudan, uma criatura feroz que aterrorizou a esta região francesa no final do século XVIII.

A história se passa no ano de 1764. O naturalista Gregoire de Fronsac (também aventureiro e jardineiro real) é enviado pela Corte para desvendar o mistério e, claro, o rei irá querer tal besta empalhada! Fronsac traz consigo o seu fiel amigo e "irmão" Mani, um índio iroquois da tribo Mohawk que conheceu na Nova França.
"As incertezas tornam os homens cegos e loucos... devoram seu coração e o transformam em uma Fera." - Marquês de Avignon, Thomas d'Apcher.
O marquês é a pessoa a quem o Fronsac deve se dirigir, é quem o ciceroniará (guiará). É quem o apresenta para os demais membros da sociedade local, que conta com um ex-explorador, o irmão da Marianne, o Jean-François de Morangias. Enquanto planejam caças aos lobos, tanto o naturalista quanto seu amigo sabem que não é um lobo quem ataca, seja pelo conhecimento desses animais, seja pelas descrições que os poucos sobreviventes fizeram da Fera: "el diablo", uma criança nomina. 

Mas sabemos... O homem tende a ser impulsivo e querer mostrar seu domínio sobre os outros - sobre os animais, então..! Gregoire tem um retrato falado do tal monstro (o fez baseado no relato/descrição de um menino sobrevivente de ataque). Ele está mais interessado na Marianne durante a caçada. Ele não mataria lobos por respeito aos animais e ao amigo-irmão.

Não contarei todos os fatos, mas contamos com um filme emocionante, locações com lindas paisagens, boa atuação e muito da podridão das cabeças e corações dos homens, que se deixam levar... Ilusão de controle, poder, atração, tentativa de dominação! 

Está se perguntando porque não citei a Sylvia se a coloquei como uma das personagens principais? Rs. Aparentemente ela é uma cortesã do único local do vilarejo que "promove a distração masculina". Fronsac mantém relações com ela, que não é o que aparenta inicialmente. E calei-me! Rs.

Uma certa amizade se desenvolve entre ele e o marquês. Há uns tipos selvagens... Uma mulher que chamam de bruxa - ela tem ataques de epilepsia, mas creio, na verdade, que tem pouco raciocínio, porque é ajudada no início do filme, ganha a atenção do Mani, mas apronta, incita... Trai o cuidado tido. Fiquei deveras irada com ela! 

Acredito que seja melhor parar por aqui, acrescentando que a classificação indicativa diz ser para maiores de 16 anos por conter "inadequações" como violência grave e tensão frequente - ao menos é o que tem na capa do dvd. Rs.

Superindico!!!


Um abraço, 
Carolina.

4 comentários

  1. Desconhecia o filme, de verdade. Mas pelo seu texto parece interesaante. Vou colocar na lista de filmes para assistir!

    ~ Mandy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito dele, Mandy! E tem o Dacascos... rs. Há todo um plot, mentes... Posso falar muito não! Rs.

      Excluir
  2. Conheço o Dacascos e a Bellucci.
    Procurarei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto bastante dele!
      Já assisti algumas vezes e vale a pena!
      ;)

      Excluir