A irresistível face da mentira

Autoras: Tatiana Amaral, Juliana Dantas, Evy Maciel  & Nana Simons
Editora: Abajour
Publicado em Mar/2020
N° de páginas: 368
"E quem poderia julgá-las?" - Delegado Fráguas

Que livro!... Certo, sabem que tenho parceria com uma das autoras, assim como sabem que se eu digo: Wow, é realmente isso! (Ou Uau, se preferir. Rs.)

Aqui temos quatro autoras, nenhuma começou agora. Seja em editoras, e-books na Amazon, no Watt Pad... Mas conheci a escrita da maioria aqui, neste. Quatro autoras, quatro mulheres, personagens principais.

Posso dizer que Felipe Prado é um canalha para o qual eu não olharia em estado consciente e crítico. Mas... Geralmente tais cretinos sabem achar fragilidades e pontos certos onde apertar quando querem. Este sádico tem um olhar clínico para a fragilidade alheia e adora manipular, usar e destruir psicologicamente as mulheres. Fráguas está certo: como julgá-las?

Vanessa Prado e vinte anos. Ex-bonequinha, agora que está com 40. Largou a faculdade e seguiu com ele, deixando a si mesma nas suas mãos (louro, alto, olhos azuis...), bem como o dinheiro que herdara de mãe... Ele empregou, investiu, multiplicou, mas... Ela viveu em prol dele, amou como ele jamais mereceu.
"Ou eu vencia o Felipe, ou me deixaria abater. Porque, com certeza, meu marido levaria tudo o que pudesse de mim." 
(Eu, particularmente, acredito que, se ele pudesse, sugaria até mesmo sua alma!)

Vanessa tem um filhinho tímido e introspectivo de 3 anos, outra razão para ela querer o divórcio: afastar o filho daquele ser que jamais soube ou quis ser pai. Melhor afastar a criança o quanto antes, impedir traumas...

Isabel Rodrigues, 17 - na realidade, 24 anos. Babá do Guto por poucas semanas... Mãe solteira de uma garotinha de 4 anos que faz programas para pagar as contas. Vanessa a contrata para o papel de babá, almeja filmar investidas e conseguir que o Felipe assine o divórcio (ele não quer dar). Teve sua própria experiência com canalha antes, o pai da sua filha - usou-a de mais de uma forma, abandonando-a quando engravidou.
"... Olha para o que eu tenho! Olha para a minha mulher. Ela é linda e elegante. Quando eu for trocá-la, não será por alguém como você. Uma ninfetinha que não tem um pingo de classe. Jamais me sujaria desse jeito..."
(Babaca! Para "se divertir" a babá de "17" serve!...)

Élida Maria não amou o Felipe, foi envolvida por ele em momento de fragilidade e... Ela é bem na dela, costumava usar camisetas com super-heroínas das hqs, jogava pela internet - o que, aliás, fez com que conhecesse o Sávio Bittencourt, por quem se apaixonou e viveu na friendzone... Almejava ser vista por ele como mulher e não apenas amiga. Trabalhava como TI na empresa Prado.
"Felipe era lindo por fora, mas tinha um lado obscuro que podia se tornar feio e fazer mal. Alguém como ele, que escondia muitas facetas dentro de si mesmo, mais cedo ou mais tarde revelaria sua verdadeira personalidade." 
Élida tem consciência, percebe o "modo-operandi", o que ele utilizou para se aproximar e apenas aguardou uma forma de se livrar porque ele deixou claro que era ele quem decidia e que nunca perdia: "cuidava do que é dele". Conheceu a Vanessa Prado no banheiro social da empresa, com as marcas provocadas pelo Felipe naquela mesma tarde. 
"Vocês mulheres reclamam de barriga cheia." (f*%!)
Melina Sampaio. Nome. Família... 24 anos de idade, enquanto ele tem 42. Parece bastante com a Vanessa quando jovem... Atual "bonequinha" do Felipe. Lembra o que ele falou para a Isabel? Pois, a Lina tem classe. Embora quando seja conveniente a ele diminuir ela, ele o faz! Apaixonada! Largou tudo por ele! Faculdade, família, amigas, tudo! Vive para ele. 
"Felipe sem paciência nunca foi boa companhia, por isso, na maioria das vezes eu fazia tudo para deixá-lo sempre de bom humor."
Sim, mas... Carol, você fala de quatro mulheres envolvidas com um canalha sádico mas começou com a citação de um delegado!... Exato. O delegado Fráguas tenta "por as mãos" no empresário há algum tempo por fraude no IR quando a bomba do golpe que o Felipe aplicou nos clientes da empresa estoura. Ainda, o milionário está sumido há três dias quando ele recebe ligação da delegacia, em um motel. kkk!

Sério! Ri muito! Logo de início, mal o Fráguas "acaba exercício", o celular toca! Kkk! E ele pragueja: nem 5 horas que saiu da delegacia! 

Momentos de "brincadeira", com "um camaleão reconhecendo o outro"; momentos de estresse no qual eu queria que alguém desse uns safanões no sacana!! Idas e vindas entre o tempo, cada uma contando sua história. Nem preciso dizer que o final foi... obvio que não direi! Rs. 

Paciência - Inteligência - Força de vontade... 
Este livro merece ser lido. 
Há abusos, assédio, comprimidos para ansiedade... 
Há perdas e vitórias. Términos e recomeços.

Recomendo que adentre. 
Pode espiar pela porta entreaberta - páginas; 
Pode acessar por dispositivo...


Um abraço, 
Carolina.

2 comentários

  1. Ameiii só li verdades kkk foi muito diferente a experiência de ler esse livro. As autoras mandaram muito bem!
    ~ Mandy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito mesmo!
      Foi a primeira vez que tive essa experiência e várias autoras em uma história e ficou MuItO legal!!!
      Amei!

      Excluir