A galera lê!

Olá! Tudo bem?
O ano está finalizando e, apesar dos pesares, da falta de incentivo, seja político ou administrativo de alguns que esquecem estar gestores (aos que não se encaixam na afirmativa feita, sintam-se excluídos e abraçados! "Cheiro!" Axé! Rs. ;) ) decidi registrar na escola de fundamental 2 como fiz na do fundamental 1 devido a programa implantado e... TIVE QUE COMPARTILHAR o resultado!!! Afinal, como diriam alguns vendedores ambulantes daqui (e detesto ouvir, admito, mas...)

"Eu poderia estar roubando, 
Eu poderia estar matando..."
... Mas estou apenas incentivando a leitura! Kkkk!

Ou, ainda, como dizem alguns alunos, tenho que "causar". Então...
Lá vai!!!

ESQUEÇAM a máxima divulgada de que o brasileiro não lê! Ele não encontrou quem estimule, isso sim!

No turno matutino da Escola Municipal Cidade de Jequié, município de Salvador-Ba, são 6 turmas de 35 alunos (três 8os. anos e três 9os. anos em 2018) Infelizmente não consegui que todos adentrassem na sala de leitura mas... para quem começou cerca de cinco anos atrás com apenas 5 à 10 leitores... Paraíso! Nesta escola, foi registrado um total de 835 empréstimos. O número não foi maior porque eu deixei de emprestar três dias antes das atividades avaliativas do 4o. bimestre começarem (tentativa de que estudassem e não necessitassem dos estudos finais de recuperação) e devido ao recesso junino e uma greve.

Isso sem contar com os empréstimos para colegas professores e terceirizados, ou os que eu li para indicar, certo?!?... 
"O desejo é o desejo do outro

Admitindo que o Outro é incompleto, que é um Outro a quem falta alguma coisa, temos agora condições de entender o sentido simbólico da afirmação de que o desejo é o desejo do Outro. Partindo do princípio de que o desejo é uma falta, diremos que o objeto que falta ao sujeito é o desejo do Outro."  - A angústia como sinal do desejo do Outro - PePSIC
Quem me sinalizou este trecho de estudo foi a coordenadora Cristina, quando comentava o trecho de que leio os das escolas também para sugerir para os alunos e que tenho cadastrado no Skoob como lidos 230 lidos até o momento. Obrigada pelo acréscimo, dear! 

No turno vespertino, trabalho com Ensino Fundamental 1 na Escola Municipal Ana Nery, que contou em 2018 com um 2o. ano, um 5o. e uma turma de ACELERA. Foram 625 empréstimos cadastrados por mim no total, com empréstimos no mês de dezembro. Além dos da escola, li muitos para escolher para o PNLD 2018. (Alguns não cadastrados no aplicativo por não terem sido impressos ainda, não tendo como cadastrar lá sem o ISBN - abafa o caso! rsrs) 

Bom, o turno noturno foi mais humilde, mas temos que levar em consideração de que foi o primeiro ano de trabalho neste colégio (o que trabalhei anteriormente fechou o turno) e ainda foi novidade para eles terem a biblioteca aberta à noite. Foram mais de 70 empréstimos, sem dados concretos no momento por não estar com o registro aqui comigo. Mas foi o primeiro ano de evento, com direito a sorteios, brincadeiras, marcadores de editoras - duas colaboraram - e livros! Movimentar o turno foi muito gostoso! 


Despeço-me momentaneamente repetindo e "GRITANDO" aos quatro ventos: Há Leitores!... Basta que se descubram o que os prende, interessa, conquista... Pode ser um Casais inteligentes enriquecem juntos, ou um Vade Mecum... Pode ser um Como eu era antes de você, ou O doador de memórias, poesia da Cecília Meireles, ou distopia Divergente... Séries... Harry Potter, Diários de VampiroPlantageneta, Beijada por um anjo, Estilhaça-me e Ramsés. Sim, há os que buscam quadrinhos e mangás, leituras diferentes como as imagéticas... 


Um abraço,
Carolina.

Nenhum comentário