Prêmio Rotary de Incentivo à leitura - 5a.edição

Em 2018 a crise alcançou a todos. Livrarias diminuindo atendentes, estantes esvaziando, editoras recolhendo exemplares e aguardando... Porém, quando o ideal é sólido e a vontade não arrefece, adaptamos, sem desistir!

O Prêmio Rotary de Incentivo à Leitura, 5a. edição em 2018 (5o. ano consecutivo), se utilizou do tema do projeto da Escola Municipal Ana Nery, Sustentabilidade, para incentivar a produção de textos diversos após leituras em sala e complementares (livro levados para leitura em casa).  

O Rotary Club Distrito 4550 (Bahia, Rio Vermelho) e a escola caminharam em direção à origem, focando mais nos livros (dois por turma), o ideal primeiro, tendo apenas um tablet sido presenteado pela qualidade do texto ao aluno Isac, do 5o. ano (antiga 4a. série). Os textos foram lidos pelos membros do Club e selecionados com base na temática estudada. Foram 16 livros apontados pela professora Carolina de acordo com os interesses dos alunos e buscando fomentar a leitura. Tiveram adaptações em graphic novels, livros aquarelados, diários, esportes com o Menino Maluquinho...

- Para quem está chegando por aqui agora, em Incentivo à leitura, publicado em 11 de outubro de 2017 há detalhes sobre o início e sobre o Rotary Club. - 

Este ano três membros do Rotary Club Rio Vermelho vieram prestigiar: os senhores Eduardo Cunha, Helder Freitas e Pier Pepe. Este último, emocionado, chegou a derramar algumas lágrimas, que foram notadas pelas crianças do 2o. ano (7 anos de idade). O segundo sorria o tempo todo, o primeiro registrava, com grande satisfação ao ver as reações d@s estudantes. 

Apresentações foram preparadas e as performances emocionaram. Na foto ao lado, os srs. Eduardo e Helder comentam a maravilhosa leitura da aluna, clara e sem erros, enquanto o sr. Pier a abraça, emocionado com o texto, após entregar o livro-premiação.

Sempre foram emocionantes - seja o coral ensaiado com a professora Flor, sejam os textos, a festinha com cachorro-quente, quitutes, sucos ou refrigerantes... Todos os anos há acréscimos mas, neste, alunos vibravam, gritavam incentivando os colegas... Foi realmente emocionante!


Poderia dizer que a esperança proporcionada foi bem-vinda, reações lindas, companhia maravilhosa na manhã do dia 10 de outubro do ano de 2018. 

Que venha 2019!


Um abraço,
Carolina.

Nenhum comentário