Jogos Vorazes
Editora: Rocco
Tradução: Regiane Winarski
Publicado em 2025
Nº de páginas: 448
Comecei a leitura nos dias seguintes ao lançamento porque não tinha chegado nas livrarias daqui de SSa-Ba no dia 18 de março. Dia e meio depois: fim. Chorei. Escreveria no dia seguinte mas pensei: e se der muitos spoilers?... Posterguei.
Sabemos que o Coriolanus Snow é um sacana, um asshole, um babaca/imbecil/escroto e por aí vai!!! Ele aprontou com a Katniss, com o Peeta, com os demais vitoriosos, a prima, a tributo do distrito 12 quando tinha ainda dezoito anos, a Lucy Gray... Podemos esperar de quase tudo - como pudemos comprovar em A esperança, ele não mataria as crianças da Capital "ao ver a guerra perdida" mas... se poupasse sua vida, não estivesse perto da morte, quem sabe?... Melhor calar!
Mas ele conseguiu atingir nossos corações ainda mais profundamente quando fez uma... duas... postergou um de seus alvos (claro, almejando outro), atingindo-o apenas quando estivesse nos braços do vitorioso, da pior forma possível! Ele não almeja apenas fazer sofrer, mas quebrar! Inutilizar... A neve cai por cima de tudo.
Haymitch Albernathy tem a pior comemoração de aniversário que se pode pensar, todos os anos: colheita. Infelizmente, desde que nasceu, apesar de poder acordar mais tarde, não ter escola... na data do seu nascimento crianças são sorteadas para morrer em uma arena, participar dos Jogos Vorazes. E, após completar doze anos, ele pode ser um dos "sortudos". 😞 Quando não é, tem que assistir a tudo, mesmo aliviado de não ter sido sorteado, conhecidos, colegas, amigos... alguém será.
Ele tem um irmão mais novo e uma amorosa mãe, bem como uma namorada do Bando (de músicos). Apesar de ter tido a sorte de não ser chamado na colheita nos seus dezesseis anos, ao ter uma confusão com o segundo rapaz (dobro de tributos para comemorar os 50 anos...) e ele ver a namorada tentar interceder pela mãe que segurava o corpo fuzilado do seu filho e ser ameaçada, corre para ajudar e é natoralmente escolhido para substituir o que foi morto. Exato, tornou-se um dos tributos masculinos do distrito.
Que mulherzinha odiosa é a encarregada do doze! Mil vezes a Effie! E ainda tem um rolo com o "estilista" que nunca trabalha, apenas repete as mesmas vestes pretas nos "mineiros do distrito de carvão", tributos! Aliás, neste ano ele sequer se apresenta nos momentos em que deve e quem "dá uma força" é, exatamente, a Effie, que é prima de uma das alunas encarregadas da maquiagem e cabelo deles.
Para completar a "sorte", um dos tributos femininos é amiga dele, uma menina que nutriu certa paixonite por ele quando eram menores. Ela é como uma irmã e vê-la não apenas morrer antes do início da carnificina, ainda no desfile da chegada onde são apresentados, mas também ser substituída por uma menina que é dopada (e certamente foi torturada). Acreditam - ele e os outros dois "ceifados", uma das filhas do prefeito e o filho da família que lida com apostas no 12 - que ela era do onze.
Holofotes sobre si desde o ocorrido com carruagens, fazendo amizade com o filho do Beetee (que adentrou o segundo massacre quaternário porque o pai tentou contra o sistema de comunicação da capital) e participando de um esquema com este e o Plutarch... Exato, entramos em contato com muitas personagens que conhecemos quando acompanhamos a Katniss e o Peeta vinte e cinco anos depois! Desde aquela época já existiam aqueles que queriam que os jogos cessassem!
Bom, falarei que a arena não foi fácil. Tributos se dividiram em dois grupos (sabemos que um sempre é dos "carreiristas"...), Haymitch tentou se afastar para por em prática o plano orquestrado pelos insatisfeitos Beetee e Plutarch, não podendo dividir ou incluir demais tributos no plano pelos perigos. Só o Ampert sabia, instruído pelo pai. Venenos, bestantes... Explosões. Muitas mortes!...
Não é à toa que ele passa a andar sempre bêbado! Ele era da Costura e conheceu o pai da Katniss... Afastou-se de todos - todos. Ninguém podia adentrar novamente sua vida, ou se tornaria uma arma nas mãos do presidente. Vida solitária... E passa a dormir com a mão em uma faca, como sabemos tantos anos depois, quando mentoria o casal do meu coração!
Sempre quis saber o que ocorreu com ele!
Sabia que aquele jeitão de "nem aí" era máscara!
Tinha a certeza de que mexeria comigo...
Conheça-o! Quem foi, o porquê do que se tornou.
And may the odds be ever in your favor!
- E que as chances estejam sempre a seu favor! -
Um abraço,
Carolina.
. . . . . . . . . . . .
Nenhum comentário