A escrava

Autora: Maria Firmina dos Reis 
Editora: Galuba
Publicado em 2020 
N° de páginas: 27


A escrava foi originalmente publicado na Revista maranhense nº 3 de 1887. O texto original está em domínio público. Nesta edição da Galuba Editorial o conto teve o texto atualizado gramaticalmente e segue as regras do acordo ortográfico de 1990. (E que capa linda! Calei!)

A autora foi a primeira mulher aprovada em um concurso público no seu estado e criou, também, a  primeira escola mista do Brasil (em 1880). É ainda autora do romance Úrsula, fundadora da literatura afro-brasileira e foi seu o primeiro livro de autoria negra publicado.

Neste conto temos um pouco da história de uma mãe escrava que enlouqueceu após ter dois de seus filhos arrancados dela, vendidos... Esta foragida conta trechos da sua vida, como o "senhor" enganou seu marido que não sabia ler... Certamente é um breve vislumbre do que ocorria, que era muito pior! Mas foi publicado, divulgado, o que para 1887... 

Indico a rápida leitura. Se por mais nada, pelo valor histórico. Muitos de nós ainda estamos acorrentados e somos punidos diariamente. Tentam por tudo tirar o pouco conquistado. Necessitamos tirar as vendas, enxergar.


Um abraço,
Carolina.

Nenhum comentário