Bruxa akata

Autora: Nnedi Okorafor
Editora: Galera Record
Publicado em 2018
No. de páginas: 322

Amei a leitura! Foi escolha dos participantes da L.C. que programei para o trabalho dentre outros dezenove ou vinte títulos que sugeri! Rs. Confesso que tive que tomar notas com alguns nomes... aos quais não estou acostumada. Kkk! Mas amei conhecer a Sunny, o Orlu, a Chichi, o Sasha e todos os demais. Nem tanto o pai dela, admito... ou, claro, o "vilão": Chapéu Preto Otokoto. 

Tudo se inicia com uma visão que a Sunny tem na chama de uma vela. E, nossa, ela se assusta! E quem não se assustaria ao ver incêndios devastadores, oceanos em ebulição, arranha-céus derrubados, terra seca, pessoas mortas e moribundas... O fim do mundo?!!! Eu nem sei como reagiria!

Ela conhece o Orlu da escola, ele é da sala dela. Assustei-me com a atitude da professora de literatura dela! Ah, esqueci de mencionar que a Sunny é albina! Rs. E, depois da iniciação como pessoa-leopardo, ela consegue ficar no sol sem se machucar! Ela é uma agente livre, nascida de pai e mãe ovelha. No decorrer da história ela descobre que a avó materna era uma leopardo também. Quanto ao amigo dela, gostei de cara dele! Estudioso e na dele, defende como pode, ficando ao lado dela. Passam a ir para casa juntos por causa de ataques e sequestros que estão ocorrendo... O Chapéu Preto Otokoto.

O que é uma pessoa-leopardo? 
"Todas as pessoas com verdadeiras habilidades místicas são pessoas-leopardo."

Conhece a vizinha do Orlu, a Chichi. Esta não vai à escola das ovelhas (pessoas normais, sem habilidades) mas tem muitos livros na cabana onde vive com a avó! A mãe não mora com elas devido ao trabalho e o pai, um cantor famoso, ela só vê através dos dvds musicais que tem dele. Ela gosta de chamar a atenção e... Logo vê que a Sunny tem que ser iniciada! Rs. Ela "confia no taco dela"! rs.

Sasha é adicionado ao grupo por ter se metido em encrenca nos Estados Unidos e ter sido mandado para a Nigéria para passar um tempo como discípulo do Anatov e morar na casa do Orlu. Ele se acha muito autossuficiente, e sempre está metido em algum tipo de encrenca. Nem preciso dizer que logo se junta a Chichi e acabam fazendo juju avançado que não deveriam... Tem um livro que os deixa meio obsessivos a certa altura. :-))

Ah, sempre que adquirem algum conhecimento importante ou... ganham chittim! Rs. É a "moeda-leopardo". Kkk! Ah, outra coisa legal além de ter "dinheiro caindo em você quando aprende" é o rosto espiritual/face verdadeira. Diferente, interessante... É necessário mostrar para passar pela ponte quando vão a Leopardo Bate. 

Quatro das oito pessoas que passaram pelo último nível, o Oku Akama, serão mentores dos jovens: Anatov - Chichi; Kehinde - Sasha; Taiwo - Orlu; e Sugar Cream - Sunny. "A princesa, o americano, o disléxico e a albina." - Um os "classifica". 

Anyanwu, a Sunny, que sofre de bullying na escola, passa a ter amigos e sair com eles para aulas e aventuras. Mas ele formam um clã Oha pré-nível e tem uma missão - que, claro, não contarei! O que foi? Quer que eu conte logo a história inteira?!?... Rsrs Kkk! Claro que não é uma amizade sempre harmônica, há geniosos e embates ocorrem. Mas não perduram. Eles se gostam, afinal! E paro por aqui. Rs. Lições, provações... Questionava a implicância do pai da Sunny... Amarrei-me na vespa artista que ela ganhou quando comprou sua faca juju! A última escultura, então! Muito massa o "toque final"!!

Eu realmente indico! Várias são as questões que podem ser trabalhadas! Agora, eu indico um caderninho, uma caderneta, um papel qualquer para anotar nomes diferentes! Rsrs. Um acontecimento fez com que eu pensasse... Talvez em um próximo livro?... Rs.


Um abraço,
Carolina.

4 comentários

  1. A algum tempo eu não leia por ser totalmente fora da minha zona de conforto. Mas gostei da premissa e como sempre já quero ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É interessante quando refletimos. Claro, há magia... Mas traz mais. Uma albina dentre demais. O bullying por ser diferente. A discriminação pelo que não se entende, até em casa... Há traços culturais, palavras que precisei anotar para lembrar por serem da linguagem deles - conhecimento! Cadê cair chittim em mim?!?... kkkk! Sempre somando... Indico.

      Excluir
  2. Queria saber quando Warior Akata será publicado... rsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, todos nós queremos saber!!!
      Rsrs. Quero ler o segundo! rs.

      Excluir