Siren

Início: 29.03.2018
N° de temporadas: 3
Emissora: Freeform
Gêneros: Drama, Suspense, Fantasia, Mistério

"Bristol Cove é uma cidade costeira conhecida por sua lenda de uma vez ser o lar de sereias. A chegada de uma garota misteriosa comprova que este folclore é verdadeiro. As sereias são predadores ferozes, trazidas à tona pela pesca que ameaça seu meio-ambiente."
"Siren" era um seriado baseado numa história dos produtores Dean White e Eric Wald, redesenvolvida por Emily Whitesell (roteirista da série "Finding Carter"). Foi cancelada após a terceira temporada sem maiores detalhes.

Não mentirei que saber que o Alex Roe era uma das personagens principais motivou que iniciasse a assistir mas, depois, ver a sereia e sua família de "sereianos" foi incrível! Posso gostar da Ariel da Disney mas aqui eles são mais críveis, afinal, moram no fundo do oceano, cercados de nada além das espécies marinhas e agem como tal frente aos desconhecidos humanos, de quem ouviram histórias horrendas de extermínio da sua raça: desconfiança, instintos, selvageria... que atenua com o convívio e conhecimento mútuo. Quando na água, a aparência é animal, com direito a barbatanas!


Sem caça no fundo do mar, com a pesca desenfreada, depois, exploração de petrolífera, poluição... e sempre dedos dos militares que querem capturar elas, estudar, usar... como meras cobaias animais. E elas são mais! Depois vemos os machos, que respondem às fêmeas, já que vivem em sociedade matriarcal. Respondem à mais forte,  líder, que muda quando desafiada e vencida.

Inicialmente a Ryn vem para a terra em busca da irmã, Donna, que foi capturada em uma rede pesqueira do barco Estrela do Norte quando vieram caçar mais próximo à superfície. Um dos tripulantes pescadores, o Chris, é ferido e ambos são pegos por um helicóptero militar. Somem. Sim, no barco estavam ainda o sr. McClure e o filho, Xander, e o tripulante pescador Calvin Lee. Xander procura o amigo de infância Ben Pownall.

Ben, apesar de ser um Pownall, trabalha em prol da vida marinha e sua proteção, junto com a Maddle Bishop, sua namorada, que é filha do xerife, o Dale Bishop. A família do Ben é influente, tem dinheiro, controla o comércio pesqueiro... E tem história...

- Charles H. Pownall, um dos fundadores da cidade... apaixonou-se por uma sereia... cerca de uns 150 anos atrás, tataravô do pai do Ben. Mitos criados em terra... e também no mar. -

Ben "esbarra", de noite, na estrada, quando de carro, com a Ryn. Ela nada fala, está assustada, cambaleando... Desacostumada a andar! Rs. E ela canta... é interrompida por batidas na porta (médico queo Ben chamou) e foge.

As personagens vão sendo apresentadas ao espectador. Agora vestida, Ryn sai em busca da irmã. Ela adota seu nome ao ouvir em um desenho na tv que criança assistia com mar. Rede de pesca... Helicóptero de brinquedo... Carona com desconhecido que não se parece com o Ben, não procura fazer o bem por ser o certo, vê uma garota calada e bonita, exótica, e tenta se aproveitar disso: primeira morte em terra ocorre em legítima defesa.

Descrente quando a história de sereia do Xander, quando ele reencontra a Ryn, tenta ajudar ela e vê no monitor a mudança... Adentra o mar, é atacado, foge... E procura a Helen Hawkins, dona de uma loja na cidade...
"Em seu estado natural, na água, elas te veem como presa. O instinto delas é matar. Os humanos nunca entenderam isso. E isso causou muita dor. <'Como assim?'> A história da sua família aqui é mais sangrenta do que você sabe. Os seus ancentrais ficaram loucos, obsecados. Ele e a tripulação aniquilaram aquelas criaturas a sangue frio, um genocídio. Esse é o seu legado. Por que não pergunta sobre isso para a sua família?"
Livro... Ben vai até o Estrela do Norte, decide sair com eles. Sem notícias do Chris, vão para o mar. Som estranho... Ben pula no mar! E descobre o dispositivo colocado com gravação do lamento da Donna e câmera... Exército!

O homem está destruindo o mar, poluindo... A ganância... As desculpas... Instintos primitivos... Aprendizados... Vínculos.

A Helen é 1/8 descendente, uma Pownall. E ajuda a Ryn, o Ben, a Maddle... e todos  os sereianos que aparecem depois. Enquanto isso, Donna é "torturada", usada como cobaia do exército. Falta de empatia... Tratada como animal apenas, canta para o líder da pesquisa, que ensandece paulatinamente. O laço criado pelos casal biólogo e a sereia principal é forte, um tipo de relacionamento. Outros vão e vem, há guerra no mar também e não apenas na terra.

Assisti sem parar as duas primeiras temporadas! Teve a terceira e a série foi cancelada. Tristeza!... rs. Amei a experiência! Poderia continuar falando e falando... O que expus está basicamente no piloto e no início do segundo episódio.


Um abraço,
Carolina.

Nenhum comentário