O beijo da raposa

Autora: Chiara Ciodarot
(O Clube dos devassos, 4)
Independente / Freya Editora
Publicado em nov/20
N° de páginas: 523

"Tudo o que Laura Almeida mais queria era poder ser uma escritora publicada e viver dos seus textos, sem precisar depender de um marido ou dos próprios pais. Seu sonho, porém, é postergado quando seu irmão mais velho desaparece após uma noitada no mal-afamado Clube dos Devassos. Determinada a encontrá-lo, Laura fará todo o possível, inclusive, se passar por um homem para poder desvendar os mistérios daquele Clube.
Raimundo Aragão teve uma vida difícil. Menino de rua, foi criado e educado pelo presidente do Clube dos Devassos, o tal Marquês, e tornou-se o porta-voz do movimento abolicionista. Por causa de um erro de cálculo numa empreitada, seu melhor amigo desaparece. Sentindo-se culpado, Raimundo entra numa profunda e obsessiva investigação que o levará a questionar o próprio Clube dos Devassos e os seus membros – e, em especial, um novato que chegou cheio de perguntas.
Será que Laura conseguirá manter o disfarce nesse jogo de mistérios?  Ou será que Raimundo descobrirá quem é aquele rapazote desengonçado que nunca bebeu?"


Amo esses devassos cada vez mais e mais! São amigos idealistas, leais, apaixonantes!... Raimundo... Euzébio... Laura... Virgínia... Todas as Almeidinhas (exceto a Alice/Alicia! Sorry!) Meu amado Montenegro faz aparições. <3 Se não fosse por... 

Bom, quem leu Mães, filhas e esposas, conheceu as crianças que Artur e as irmãs (Mariana, Virgínia, Laura, Alice e Manuela) foram, bem como o Raimundo, em Petrópolis, com as suas aventuras pueris... Quem não conheceu seus puros corações em tal período, dá tempo! Rs. Está disponível no unlimited e em breve terá a edição do físico, pela Freya Editora! :'D

O mistério continua... Raimundo insiste com o Marquês que há traidor (es?) dentro dos Devassos! E a trama vai além. Foram os escravocatas pura e simplesmente, que fundaram os Crassos e... O quê, agora? Parece muito maior!... E está infiltrado até mesmo no Catete! OMG! #PreocupadaComAmigos .

Laura é maravilhosa!...
"Nunca hei de conhecer mulher mais destemida, gentil e inteligente em toda a minha vida."
... Sempre dentre suas histórias e imaginação transcritas em papéis, registrando e, agora, busca publicação: será escritora! Ela passa a aventuras na vida real quando o seu irmão some. Ela quer descobrir onde ele está, ajudar! Quer que ele volte para casa, onde seus pais estão preocupados, as irmãs... O primo? Cada vez mais "suspeito" - Artur não aprovava seu interesse pela Laura.

A tia é uma implicante natural. Tudo... todos! E com a idade, piora. Já o Lauro... toda a sua pose e pompa... se mostrando paulatinamente! Mas se deve a falta de caráter, por ser um mimado que não pode ouvir "não", ou...?! Quando criança até me despertou algum sentimento de piedade (criação), compaixão: produto de um meio. Mas ao crescer... cabia a ele! O Raimundo passou pelo pão que o diabo amassou (tomou a responsabilidade pela família - mãe, irmãos - após a morte do pai com 12 anos!) e tem honradez!

Na verdade, Raimundo é um fofo!!! E as interações com a sua princesa Rashta são engraçadas, emocionantes... roupantes de diversos tipos! Que casal!... Guardam o melhor um do outro desde... sempre! <3 Desde que se conheceram! 

Ninguém percebe, não é mesmo?!? Desde que eram crianças brincando com fadas e piratas eu os shippo! Rs. Aguardei muito!!... Conversei sobre meus amigos! A escrita está gostosa, os embates e "ousadias bêbadas e devassas" de uma mulher em um clube masculino, com direito a ser levada - oops!, levado - para ser desvirginado em um bordel! Kkkk!
"Ela não mentiu para mim (...). Só deixei que continuasse com a farsa para que ela se sentisse mais confortável estando conosco."
Eles se apoiam, olham um pelo outro, tomam para si responsabilidades que não são deles pelos que amam!!! Enquanto se martirizam e correm contra o relógio um traidor está próximo e nem se abala! Não me refiro ao traidor mor, do Clube, mas daquele verme que vende nomes em troca das dívidas em jogos. 
"Sua raiva dos abolicionistas, portanto, não era em favor de qualquer causa política ou econômica. (...) Se o fazia era por um motivo apenas: despeito, raiva e vingança."
Já meus amigos... <3 "Euzébio é fiel àqueles que ama", segundo Raimundo. Rs. Conhecemos o Edmundo na livraria!! Que garoto! Pena que... mas sei que ele... Falo mais não!!! Kkkk! Nem tudo são risos e rosas, obviamente. O sofrimento pelo qual a Virgínia passa, calada... Sabemos apenas pelas marcas no seu corpo e calar da sua alma, fechando-se mais e mais. Ainda bem que o Euzébio estará ao seu lado! A família Almeida toma baques... A Laura? Tiro! Ooohhhhh! 

Não me é possível expressar tanto! 
A Chiara já disse que preciso preparar meu coração para O último devasso e, de acordo com epílogos, precisarei mesmo! De certo que será um prazer estar com todos os devassos juntos, mas as circunstâncias... 

"Agora aguenta, coração!..."


Um abraço,
(bem apertado!)
Carolina.


Nenhum comentário