A última estrela

Autor: Rick Yancey
(A 5a. onda, 3)
Editora: Fundamento
Publicado em: 2016
N° de páginas: 262

"O inimigo são os Outros. O inimigo somos nós mesmos. Eles vieram até nós porque querem a Terra. Vieram para acabar conosco. Vieram para nos salvar. Eles não inventaram a morte, mas a aperfeiçoaram. Deram um rosto a ela, porque sabiam que era a única maneira de nos exterminar. Por quê? Quem são eles realmente? O que querem de verdade? Atrás de tantas perguntas e enigmas, há uma verdade: Cassie foi traída. Zumbi, Especialista, Nugget também. E todos os 7,5 bilhões de habitantes da Terra. Traídos pelos Outros, traídos por si mesmos. E tudo terminará onde começou no campo de batalha que é o coração humano. Nos últimos dias da Terra, os sobreviventes precisarão decidir o que é mais importante: salvar a si mesmos... ou salvar o que nos torna humanos."

Dentre os três livros este foi o mais difícil de finalizar. Sei, seria óbvio, afinal ele é a conclusão de toda uma jornada complicada, de sacrifícios, mortes... Mas eu não conseguia prosseguir - sentia o que poderia estar por vir e, por mais que eu saiba que em uma guerra as pessoas morrem, que eu tenha a consciência de que é uma invasão alienígena, nada de ideal... Eu almejava.

Nada de irracionalidade. Algo deveria ter ocorrido no início e foi evitado. Todavia, em algum momento, teria que ocorrer. Houve tentativas de mudança, tentaram tomar lugar, mas a garota que podia voar desde menina, teria que alçar seu voo solo em algum momento.
"A única forma de aniquilar a civilização humana era mudar a natureza humana." - p.19
Os fatos vão sendo narrados de tal forma que me senti dentro de um turbilhão - e talvez tenha sido esta a intenção, afinal... 4 dias. Personagens novas. Senhora idosa entre Silenciadores, padre... Esp continua para lá e cá, tentando se mexer em tabuleiro outro que não o de xadrez. 

Ah, antes que eu me esqueça, ela está com um 'presente' do Navalha com ela. E precisa salvar o Zumbi, que se dedica a cuidar do Nugget, que é olhado de perto pela Cassie, que tem olhos do Evan em si a todo momento. Megan, a amiguinha do ônibus do Sam no primeiro livro foi feita de bomba e conseguem desativar o dispositivo. Ela agora não desgruda de Urso e o chama de Capitão. Dumbo e sua dedicação ao Sarge...

Vosch está focado em Evan. O que deu errado no sistema dele? Qual a falha? Constância acompanha Marika, que é a pupila dos olhos do Vosch. - Já ficou meio...? Senti-me por vezes presa em uma espiral como em o Bolero de Ravel (melodia uniforme e repetitiva).

Evan se entrega para poupar os demais; grupo da 5a onda aparece para "concluir o trabalho", Esp... E na constante Evan-vai-até-a-Cassie-que-vai-até-o-Evan,  Cassie escala a si e a Esp para irem resgatar o seu Silenciador e, claro, tem o Vosch. Helicópteros, explosões, País das Maravilhas...

Vincit qui patitur
"Ele suportaria qualquer carga, resistiria a qualquer privação, sofreria qualquer tormento se esse sofrimento adicionasse um único momento à vida dela." - p.174
Origem: Kepler 438b. Novo download. Apagando o humano: "Não podemos amar aquilo que não lembramos." A última estrela... no infinito.

Desde o início, a prioridade era salvar o Sam. Salvar o futuro - caso esse ocorrece. Haverá futuro? Corpos e corpos, valas cheias, putrefação no ar. Escassês. Perdas físicas. Perdas emocionais, psicológicas... Promessas são sérias, evita-se fazer elas e se busca por todo custo as cumprir.
"A principal falha na humanidade era sua humanidade..."
Então, um "momento Chuck". Para quem nunca ouviu falar, Chuck é a personagem principal de um seriado com seu nome. Bom, quando li algo que ocorre na sala do País das Maravilhas, veio logo essa personagem na cabeça. E agora eu me calo! Rs.

Tantos sacrifícios!... Incontáveis mortes após ultrapassar 7bi. Vidas. Partidas. Cuidados. Um sorriso estilo Parish tentando... Como era a normalidade?!? Um menino de 5 anos que esqueceu o alfabeto mas consegue montar uma bomba em 5 minutos! Mudanças.

Repito: se pudesse escolher... Mas não podemos. Decisão do autor e compreendo o ciclo. 
"Eu cumpri minha promessa e agora meu trabalho está completo."
Não foi prometido um conto de fadas, eles foram aniquilados pelos Outros, queimados, destroçados... Alguma vida segue. Nós seguimos. Convido a "adentrar o olho do furacão" e se deixar levar, mas apenas um pouco. Vai... dê um sorriso!  ;)


Um abraço,
Carolina.

2 comentários

  1. Então não eram RealMente alienígenas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou meio... Havia o Download que fazia com que tivessem força, rápida regeneração etc... O Vosch disse que Eles não estavam aqui pessoalmente... Mas o Evan diz o nome do planeta dele... Mas com o "País das Maravilhas" tento feito o que fez - e não posso dizer mais por spoilers.
      A tecnologia certamente é alienígena!
      Digamos que foi "Orquestrado" e que podem estar observando de camarote em putro lugar. Kkk

      Excluir