Erzsebet Báthory (Elizabeth): In: Lady Killers

Lady killers: Assassinas em série
Autora: Tori Telfer
Editora: Darkside
Publicado em: 2019
Páginas: 21-39


Oops! Não, Carol - ainda - não ensandeceu... Sei que 'desmembrei' um pouco mas...
há uma razão.  Apaixonei-me pelo Drácula muito nova. Aquele filme com o Gary Oldman... A lupa azul que tanto 'paquerei'... rs. Creio que foi inspirado nesta mulher.

Assim que comecei a ler veio isso e, prosseguindo, lendo ainda uma matéria na Superinteressante... Não fui a única a pensar assim. Rs. Exato: no livro Lady killers não tinha o nome Erzsebet, mas o conhecido Elizabeth. Li um pouquinho além! :D 

A condessa sangrenta 1560-1614, primeira mulher sadomasoquista (de que se tem registro), nasceu em Nyírbátor, 07.08.1560, em um dos clãs mais poderosos da Europa Central - até o Rei da época pegou dinheiro emprestado! Sua família controlou a transilvânia e seu tio foi rei da Polônia (fonte: Britannica). Filha de protestantes, foi bem educada e falava 5 línguas (húngaro, eslovaco, grego, latim e alemão). 

Na família dela existia a presença de endogamia [grego endon (dentro) e gámo (casamento, união)], ou seja, união entre indivíduos que possuam algum nível de parentesco genético (próximo). Por que mencionar isso? Tentaram "amenizar seus feitos" alegando doença provinda dessa fraqueza genética. Não justifica!

Noivou com 10 anos e casou com 14 com o conde Ferenc Nádasdy, o "cavaleiro negro da Hungria", cinco anos mais velho que ela, em 1574 e, como presente, ganhou o Castelo Csejthe. O primeiro filho veio apenas 10 anos depois devido a participação dele na longa guerra otomana. Ele incentivava... inspirava a sociopatia da esposa, mas morreu em 1604. (Tiveram 4 filhos.)

Após o falecimento do parceiro ela arranjou "ajudantes": Ilona Jó - Dorka; Katalin e Ficzkó (um jovem desfigurado. Era uma época em que pais podiam vender os filhos e servos eram considerados propriedades. Enquanto ela torturava e matava apenas estas garotas que nada valiam para a sociedade que ela tinha em suas mãos com a influência do seu nome, os olhos eram "desviados". O problema foi quando mudou suas vítimas.

Seu castelo tinha uma geografia a qual, acredito, facilitava bastante a "desova dos corpos" quando esses passaram a aumentar o número e deixaram de ser sepultados. Olhei fotos... 

Retomando... Uma "bruxa da floresta" e seus conselhos... Abertura de uma escola para formação de jovens meninas, uma gy naeceum... pais poderosos diferem de camponeses e, em 1610, o Rei Mátyás enviou o paladino György Thurzó para investigar a condessa... Detalhe: ele foi um dos melhores amigos do falecido Nádasdy. 

306 testemunhas... Histórias... Autora reporta entre 175 e 200 mortes, outras fontes dizem que o número pode ter chegado a 600! Uns começaram a tentar "tapar o sol com a peneira", alegando que era uma forma do rei se safar das dívidas... Que era por ser mulher com poder... O "esquadrão de tortura" depôs contra ela... Eles foram sentenciados. Ela ficou em "prisão domiciliar" até a não tardia morte.

"Mas essas histórias de amantes e sadismo são apenas maneiras de tornar sua monstruosidade atraente. São uma distração, uma tentativa bizarra de mitigar seus crimes." - p.39

Bom, eu não estava lá, não presenciei... Creio que centenas de pessoas não somem do nada após irem servir em um local... Sei que muito sangue foi derramado. Sei que não era vampira, como alguns fantasiaram, pois ela teria bebido o sangue e a câmara de tortura não seria encontrada como documentado naqueles arquivos perdidos e reencontrados muitos anos depois.

O que afirmo é que amo a personagem que o Gary Oldman interpretou e que pretendo ler o texto integral em breve, ao invés das adaptações. :D

E você, conhecia a condessa sangrenta? Bom conhecer hoje, através de histórias e pesquisas e não naquele tempo! Rs.


Um abraço, 
Carolina.

3 comentários

  1. Misericórdia kkk Conhecia essa assasina não, mas tbm não sou versada no assunto pois leio basicamente nada nessa vertente 😬😅
    Mandy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, cheguei em outra que... Só que não foi sádica como esta nas sessões e tortura etc. Teve outra com veneno que matava até o que saia dela!!!

      Excluir
  2. Foi citada no seriado True Blood, 3a. temporada, episódio 2, como sanguinária que adorava matar virgens... :-0

    ResponderExcluir