The Terminator - O Exterminador o Futuro

Autores: James Cameron
(Gale Ann Hurd e Randall Frakes)
Editora: DarkSide Books
Publicado em 2015
No. de páginas: 320



Baseado no roteiro do filme com este título, de 1984. Um ciborgue chega em Los Angeles com uma missão: assassinar. Suas vítimas têm em comum apenas o nome Sarah Connor. A terceira e última da lista telefônica, Sarah Jennifer Connor, é resgatada por Kyle Reese, um soldado que diz vir do século XXI. 

Inicia-se, então, uma perseguição por parte do ciborgue T-800, uma máquina de matar incapaz de sentir pena, medo ou dor: um exterminador. Ele não desistirá enquanto não eliminar a futura mãe daquele que será o líder da resistência humana contra as máquinas. Sem a existência do John Connor os humanos sobreviventes estarão completamente à mercê da tirania de máquinas inteligentes, em um futuro sombrio e cada vez mais próximo: 2029, o Ano da Escuridão. 

Teria ocorrido uma guerra nuclear. O mundo como conhecemos não existiria mais. Não se vive, sobrevive. Os poucos que conseguiram começaram a seguir o Connor e lutar. Sei que muitos já assistiram o filme, nem todos - claro, sendo de 1984! Mas ao menos devem ter ouvido falar. No filme, efeitos, luzes, direcionamentos de atenção a uma coisa, faz-nos deixar de ver outra... o que é comum - mas o livro, ele amplia.

Por mais que viessem cenas em minha cabeça, teve muito que não identifiquei ter apreendido no filme. Esta edição que tenho, uma das poucas que não são de capa dura (já uma "marca" da editora), tem uma capa que parece ser uma jacket cover, mas é única e se abre - e, por dentro, há cenas do filme. Superlegal!

Sarah está na faculdade, trabalha como garçonete, divide o aluguel com a amiga Ginger (eliminada junto ao namorado, Matt, pela máquina) e tem uma vida normal de garota de 19 anos. Está entusiasmada com um encontro que acaba não rolando... Então sua vida muda completamente, em 3 dias. Exato! Três. Reese a encontra frágil e assustada, deixa-a uma sobrevivente, uma guerreira.

Interessante o vínculo formado. Ele a conheceu por uma foto e, quando chegam no local onde o exterminador tinha sido transportado no tempo, ele logo se voluntaria para voltar e proteger a mãe do homem por quem tem admiração e precisa nascer, de certo, mas proteger aquela mulher da foto. Ele daria a vida por ela. Mas tem um detalhe que não lhe foi dito... Importante. Precisava ser ele. 

A novelização nos traz um pouco dos pensamentos e sentimentos que são postos de lado. A cena de quando ele chega é... O que sente quando "aterrissa", "aporta", em 1984 vindo de 2029 é angustiante e doloroso. Ninguém o preparou pois ninguém sabia como funcionava! Ele foi o primeiro humano a usar. As náuseas... O modo como ele fala consigo para prosseguir - um guerreiro! Sargento Tec/Com. No.de série DN38416.

Eu poderia continuar falando... Mas prefiro que vocês mesm@s visualizem através da leitura. ;) Lembrando sempre que o futuro não está já definido, ele sempre convergirá consoante as escolhas feitas no presente!


Um abraço,
Carolina.

2 comentários

  1. São tantos que já nem sei mais qual a ordem kkk já assisti vários com meu pai... Gostei da indicação como leitura, não sabia dessa opção!
    🌸Mandy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é o primeiro, o "original". Rs.

      Na Amazon tem a i formação de que:

      "Foi considerado pela Biblioteca do Congresso norte-americano uma obra de significância “cultural, história e estética” e selecionado para ser preservado no National Film Registry dos EUA."

      Excluir