A sabedoria de Tyrion Lannister

Autor: Lambert Oaks
Editora: Universo dos Livros
Publicado em: 2017
No. de páginas: 224

"... os anões não precisam ter tato; gerações de bufões com roupas coloridas dão-me o direito de me vestir mal e dizer tudo o que me passa pela cabeça." - Tyrion Lannister

Este adorado anão e sua língua muitas vezes ferina sabe usar a cabeça - e,  quase sempre, a ironia. Ele faz questão de deixar claro seus defeitos ou desvantagens, assim, ninguém mais o fará! Lembro de um episódio na primeira temporada em que ele jogava na cara do John Snow que ele tinha que aceitar o fato de ser um bastardo... Há no livro:
"Quando aceitar suas fraquezas, ninguém poderá usá-las contra você."
Este livro não promete o que não vá cumprir. Traduzindo: ele traz no título e subtítulo "sabedoria" e "ensinamentos" - ele não diz que o Tyrion escreveu ele mesmo! São análises feitas com exemplos e palavras, discursos, livros... de coaches, inclusive de coisas ditas pelo querido filho mais novo da casa Lannister.

Por vezes o autor usa exemplos de livros clássicos para embasar o argumento. Na página 59, falando sobre "A morte é tão chata, especialmente agora, que há tanta diversão no mundo", lembra Oscar Wilde em O retrato e Dorian Gray; ou fala da amizade do Sam e do Frodo em O senhor dos anéis, uma amizade leal, real... em "Só porque te pago não significa que não sejamos amigos.", na página 73.


O livro segue um estilo próximo da série "e a filosofia", só que em vez de se utilizar dos filósofos e obras, usa muito coaching e dicas. Li no Skoob alguém que classificou este como "o pior livro que leu naquele ano", mas isso é por não prestar atenção, na minha humilde opinião. Basta olhar os dados de catalogação no livro. Ainda, no "Prólogo" o autor deixa claro (p.5) chamando de "manual para a vida" a partir das máximas da personagem e de outras.

Os capítulos são de duas páginas, sempre iniciados com uma citação de GOT, as 55 primeiras do Tyrion, as demais (46) de outras personagens da série. Admito não ter lido rápido como poderia ter sido, afinal, é um livro curto mas... Precisei parar para digerir uns trechos e alternar com outras leituras neste meu momento. 

Se gosta de opiniões diversas, citações de obras e personagens embasando argumentos, refletir acerca de temas da vida... este livro será um brinde a! Rs.


Um abraço,
Carolina.

Nenhum comentário