Incentivo à Leitura

Google Imagens
Começou como tudo: um ideal. A necessidade de estimular a leitura entre os alunos da escola, mostrar que pode ser algo prazeroso, além de imensamente importante para o desenvolvimento do educando, do ser humano. A leitura apresenta mundos, nos transporta a outras possibilidades...

Aos poucos cativamos leitores. Primeiramente tímidos, depois, alguns tornam-se mais exigentes quanto a quantidade de páginas.😂 Premiações entre os maiores leitores, sorteios entre os que pegavam emprestado...

Após apoio tornou-se algo maior, um projeto para toda a escola, abarcando ambos os turnos da escola de Fundamental  1 (1º-5º anos). Onde? Escola Municipal Ana Nery, em Salvador, Bahia. Quem veio somar e AGIGANTAR, incentivando, dando atenção, doando tempo, proporcionando premiação?...


Rotary Club Rio Vermelho - Distrito 4550
(Rotary... hein?!?... rs)    
 
O Rotary é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para causar mudanças positivas e duradouras em suas cidades e pelo mundo.


 Lema: Dar de Si Antes de Pensar em Si

Os princípios que seguimos há mais de 110 anos servem de base para nossos valores: serviços humanitários, companheirismo, diversidade, integridade e liderança.


No dia 06 de outubro, sexta-feira da semana passada, ocorreu o 4º Prêmio Rotary de Incentivo à Leitura na escola (sim, o 4o.! 😍), com o tema: Respeitando as diferenças: reescrevendo a nossa história. Muitas leituras foram realizadas pelas professoras e alunos, textos diversos, incluindo a maleta de livros da autora Márcia Honora, alguns do Todd Parr, dentre tantos outros do acervo da escola, constituído pelos títulos enviados pelo MEC, doações diversas de professoras, ex-professoras, conhecidos, ex-alunos e até mesmo coletados por membros do próprio Rotary Club. O tema foi devidamente trabalhado, respeitando as diversas idades e habilidades e foram feitas produções.


Todas as crianças foram incentivadas e congratuladas pelos seus feitos (sempre trabalhando a autoestima), apresentações foram feitas (incluindo uma utilizando libras) e dois trabalhos foram selecionados em cada sala, para as premiações em livros adquiridos pelo Distrito 4550, selecionados de acordo com os anos, sim, mas prezando o prazer que a leitura pode proporcionar. Para tal, a professora Carolina foi durante dias nas livrarias dos shoppings, leu diversos livros, pesquisou, enviou e-mails para editoras pedindo catálogos, apresentou opções... (Agradecimento às meninas do setor infanto-juvenil da Livraria Cultura de Salvador, que ajudaram a separar os títulos!)

Além desse presentão, para o acervo da escola, seguindo o tema do respeito à diversidade, foi doado o livro Me dá um abraço, do Nick Vujicic (para os que nunca ouviram falar, ele nasceu sem pernas e braços devido à rara síndrome Tetra-amelia), palestrante motivacional. Livro inspirador! Ah, sim, almejando além, já que há também leitura virtual, o Rotary Club do Rio Vermelho premiou, como em todos os anos anteriores, um educando de cada turno (matutino e vespertino) com um tablet cada! Sim, como foi em um dia da semana, nem todos os membros puderam participar da premiação, embora estivessem todos envolvidos. O sr. Pier teve que se ausentar antes da foto final por motivos de trabalho, mas os que puderam prestigiar até o termino, com as vices diretoras, sorriem com o sucesso!

Marivaldo, Helder, Flor, Carla, Eduardo Cunha


Que mais atividades venham, que atividades agreguem, que ideais não morram! Agradecimentos, sorrisos... Foram livros lindos, engraçados, interativos, boxes (coleções)... Foi carinho, amor, dedicação... Que venham outros anos!


Um abraço,
Carolina.

Nenhum comentário