Animais fantásticos e onde habitam: o roteiro original

Autora: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Publicado em: 2017
No. de páginas: 304


É estranho ler um roteiro assim... Digo, é diferente! Rs. Imagino a cena se desenrolando, tentando lembrar detalhes do filme que... tenho que reassistir!

Os detalhes das páginas, ornamentos, desenhos das criaturas... apresenta uma beleza ímpar, um diferencial.
(Este, por exemplo, seria o Tunderbird! Lindo!)

Bom, o Newt Scamander desembarca nos E.U.A. vindo da Inglaterra. Ele traz seus amigos consigo, dentro de uma maleta de couro que é mais que meu sonho de consumo (que sempre foi a bolsa encantada da Hermione Granger, aquela que ela leva consigo quando foge com o Harry e o Ronny em busca das horcruxes!), pois ela carrega pedaços de lugares distintos, consoante habitat natural de cada animal! Mundos!!!

Sim, E.U.A. e... uma nova sociedade. Conhecemos a MACUSA (Magical Congress of The United States of America) e a primeira bruxa (e funcionária de lá) que ele conhece é a Tina, mas não antes de conhecer o non-maj (muggle na inglaterra, conhecemos como "trouxa") Jacob, que acaba por se tornar um amigo! 

Jacob é um humano comum, de imenso coração, que retornou da guerra e trabalha em uma fábrica de enlatados, que está sugando toda a sua magia - oops! - vida! Ele quer abrir sua confeitaria e está a caminho do banco para pedir financiamento quando esbarra pela primeira vez com o Newt. E depois, já dentro do banco.... E fora dele... rs.

Para completar o querido quarteto temos a irmã da Tina, a Queenie. Outra fofa sensível e... bem, ela ouve os pensamentos das pessoas e logo se conecta com o Jacob! Que casal lindo e entrosado..!!! Rs.

Ok, voltando ao plot maior: há um mágico muito perigoso à solta, logo de início todos os jornais falam dele!... E, em Nova York, eventos estranhos, "acidentes"... o mundo mágico corre o risco de ser descoberto pelos non-majs... Há algo que pensam ser um animal inicialmente (induzidos)... uma "força"...

Conhecemos diversos animais diferentes... Perseguições, assassinatos, tentativas outras... Muita ação e confusão, animais fugidos bagunçando e uma sociedade criada contra bruxas, uma Segunda Salem... 

Há quem se aproxime no intuito de "extrair", usar... 
Há quem se faça de amigo e/ou finja se importar... 

A cabeça da Segunda Salem dá para crianças que passam fome sopa em troca que destribuam folhetos... Dentre os "filhos" que trabalham, acompanham ela, há um no qual ela adora bater, punir. Ele é demasiadamente maltratado, sem uma palavra terna ou... Tina o salvou certa vez.

Bom, embora a narrativa seja diferente, visto ser um roteiro e não novelização, a magia está ali! Não estamos em Hogwarts - embora ela seja citada quando leem a ficha do Newt, quando preso e levado à sede da MACUSA, sendo questionado do porquê do então professor Dumbledore ter falado em seu favor e impedido o seu banimento... Ele diz não saber.
( <3 Dumbledore! Rs. )

Então, a magia, a beleza, os vínculos criados... Como não se encantar e querer saber mais? Ok, caso questione: como assim a Carol nada falou do Obscurus?!?...  Apesar do Newt ter capturado um e conseguido manter ele na sua maleta mesmo após a morte da criança bruxa em outro continente, ele não é um animal. A autora elucidou no seu site:
"Um Obscurus é desenvolvido em condições muito específicas: trauma associado com o uso de magia, ódio internalizado da própria magia e uma tentativa consciente de suprimí-la."
 Alguém está em busca de um nos EUA... Como pretende usá-lo... Sabemos que é uma força ENORME mas... E há coisas as quais você tem que descobrir ao ler (e/ou assistir). 

O que posso afirmar é que novamente me encantei... E novamente me emocionei...


Vamos procurar um local que nos faça pãeszinhos e guloseimas no formato dos animais fantásticos?!?... rs. Afinal, o veneno de rapinomônio apenas apaga as memórias tristes e... 
"... ei... Newt, por que você ficou comigo?"
 "Porque gosto de você. Por que você é meu amigo e eu jamais vou me esquecer de como me ajudou, Jacob."

... nem todas as memórias o são!


Um abraço,
(bem emocionado)
Carolina.

2 comentários