Evento: Steam Talk II

Arte do grupo Frota Steam Punk
Quando foi? 
28.06.19, às 17h.
Onde aconteceu? 
Teatro Eva Herz.
Livraria Cultura - Salvador - Bahia

Olá, tudo bem?
Aqui o contato foi com a leitura no sentido mais amplo do termo... Leituras diversas, não apenas palavras escritas nos livros. Sim, temos que lembrar da diversidade. Sei que já falei da leitura imagética, mas há mais! Rsrs... 

Fui convidada pelo Danilo. Sim, este rapaz aí do lado! rsrs. Ele perguntou se eu queria falar do livro do Verne, Vinte mil léguas submarinas... Hein? Falar de livro?!?... Estou dentro! O lance será me fazer parar! Kkk! Ainda mais ampliando com experiência  com leitura...

Há pessoas que você conhece de vista em eventos que ocorrem e são tantos..! Ainda bem! Rs. Você descobre que conhece mais gente que o que pensava! 

As artes são da página da Frota
O primeiro bate-papo foi muito envolvente. Você deve estar se questionando... Sei que ultimamente publico muito sobre romance. Amo romance, claro! Conheço autoras, tenho parcerias... Mas os mais antigos aqui sabem que sou eclética e sempre curti mais. Não gosto quando rotulam: você pode gostar de mais de uma coisa, nem mais nem menos: apenas diferente! Rs.

Os convidados Paulo Márcio e o Rafael Botto falaram de muito que eu conhecia e gosto e nunca me dei conta da ligação com o Steam Punk. Livros, filmes... Muitos assisti e tenho aqui em casa; muitos comprei e ainda estou para ler... Não me julguem, meu acervo ultrapassa 2.500 livros e não tive como ler tudo ainda, tendo outras demandas com os 3 ("4") turnos. Não tomei notas, não lembrarei de tudo... Estava absorta, entregue... Star Wars foi citado... <3. Blade Runner, MIB, Matrix, Alien, Eu sou a lenda e vários outros. Androides sonham com ovelhas elétricas?, Neuromancer, ... 

É tão gostoso se ver dentre pessoas que gostam e conhecem coisas que gosta e conhece! 

Luis Eduardo, Daniel Zamundio e João Bardo começaram a falar de mundos - Ok! - e RPG. (Xi... não sei jogar! Rs. Disseram que me ensinariam, mas ganharam o livro que comprei sem saber que era de RPG, por ser de vampiros... e nunca mais vi!) A parte em que falaram das diferenças entre criar um mundo em livro comum e para um de RPG foi edificante! Realmente, posso não saber jogar, mas sei que não é o mesmo! A depender da interação com os jogadores e escolhas dos mesmos, a narração muda. (Sei isso, assisti TBBT, Sheldon & cia. Kkk!)

Sempre intercalando com "rufadas de tambores", sorteios e risos, o 3o. bate papo começa. Verne. Um homem a frente do seu tempo, que imaginou um submarino com toda a sua complexidade antes do mesmo ter sido inventado! O homem sempre aspirou explorar o fundo do mar, fato! Mas até as descrições do Julio Verne, as tentativas tinham sido frustradas. Acredita que tentaram fazer um de madeira?!? Gente!! Sério, tentaram! E, óbvio, não lograram êxito! 

O fundo do mar sempre exerceu fascínio e ainda não sabemos tudo o que pode ser encontrado por lá. Assistiram Megatubarão? Fiquei "Ooohhh!!!" (Por que o homem foi mexer no que está quieto? Kkkk!) No livro do Verne as pessoas pensam que o submarino seja um animal gigante desconhecido, maior que uma baleia... Move-se rápido! Pessoas que "viram" não chegaram a realmente ver - não claramente, de perto... Algumas sentiram o atrito, o baque. Navios foram danificados, etc. Melhor escrever um dia sobre o livro em si ou pararei com o evento aqui para falar dele. Rs.

Mencionei adaptações feitas e o fato de podermos encontrar no Skoob mais de 60 edições diferentes entre textos integrais, textos  adaptados, quadrinhos... Muitas editoras, diversos formatos e quantidade de páginas. Acredite, não é pouca coisa. Ainda, por vezes as adaptações são essenciais. Através delas os leitores entram em contato e podem vir a buscar mais. Precisamos deixar os preconceitos de lado. A edição do selo Nemo, Grupo Autêntica, foi muito bem feita! E não é a única.

E o evento continuou...
Danilo Cardoso e Jeane Marques falaram de representatividade. Foi muito interessante. Além dos exemplos com filmes, cosplays, exemplos pessoais de ambos no dia-a-dia. Claro que o filme Pantera Negra (lançado em fev. 2018) teve destaque! Não foi à toa que teve tanta repercussão e bilheteria superior a 1,344 bilhões USD! Nunca se tinha visto antes uma produção como esta! (Lembro de quando fui assistir, arrepiei-me!...)

Claro, não poderia faltar o esperado desfile SteamPlay. Pena que os membros do grupo não puderam participar - ok, seria "covardia"... mas estavam maravilhosos! Abafa o caso! Kkk - mas tiveram participantes e, dentre eles, um dos queridos palestrantes, que arrasou geral, ficando com o primeiro lugar! A mímica ficou em segundo. Mas todos foram criativos e significativos. 

Bom, você pode saber mais da Frota Steampunk através das mídias:  Facebook  -  Instagram Eles vão em eventos e farão ainda outras talks abertas ao público! ;)  
Fiquem ligados!


Um abraço 
subaquático
Carolina.

Nenhum comentário