Mary Poppins

Foto @carolinasilva_prof
Autora: P. L. Travers
Editora: Zahar
Ano de publicação: 2018
No. de páginas: 232
"Carregando uma maleta e um guarda-chuva, ela surgiu pela primeira vez voando, literalmente - e essa é só a primeira das surpresas que essa fabulosa babá tem para você. Um aniversário no zoológico, a história da Vaca Dançante, um chá da tarde nos ares, delicados remendos no céu noturno... Mary Poppins é durona e misteriosa, e também irresistível!"


Assisti ao filme do seu regresso e lembro de ter assistido ao filme anterior quando criança - de ter assistido, não do filme em si. Sei que houve uma longa discussão entre a autora e a Disney quando no primeiro filme, li na CINE Magazine #33 e, nesta edição, há algo sobre na apresentação. 

Então, quando nós entramos na livraria, o que fazemos?... Procuramos pelos livros! Rs. E, aqui, a edição de bolso de luxo, com capa dura e 20 ilustrações originais da Mary Shepard... linda!

"... Nunca existiu ser humano que se lembrasse de algo após fazer um ano. Exceto, claro, ela - e virou a cabeça por cima do ombro em direção a Mary Poppins.
- Mas por que ela lembra e nós não? - disse John.
- Arrá! Ela é diferente. Ela é a Grande Exceção. Não dá para se comparar com ela - disse o Estorninho, sorrindo para a dupla." - p.157 (dupla: gêmeos John e Barbara)

Ela chega com um Vento Leste... e parte com um Vento Oeste... da Cherry Tree Lane, 17, lar da família Banks. O sr. e a sra. Banks tem 4 filhos: Jane, Michael e os gêmeos John e Barbara. A babá anterior (Katie Nana) partira sem dar palavra, deixando-os na mão. A família conta com a sra. Brill (cozinheira), Ellen e o Robertson Ay (jardineiro). Mal o vento bate e a Mary chega, Michael descobre que:

"não se pode olhar para Mary Poppins e mesmo assim desobedecer a ela. Existia algo estranho e extraordinário nela - alguma coisa que era ao mesmo tempo assustador e muito instigante." - p.29

Não há alguém como ela! Meio babá, meio... bruxinha? Um mistério. Com parentes e amigos estranhos, parece que todos a conhecem: animais, elementos - sim! incluindo raios solares! Até mesmo a Maia, uma das Plêiades (as 7 estrelinhas, irmãs juntas no céu, que tudo sabem sobre os habitantes da Cherry Tree Lane, 17)!

Por vezes em festa, n'outras, com cara feia! Emburrada... mas sempre certa! Com ela por perto ocorre de tudo, até mesmo de início, quando o xarope que dá para as crianças tem sabor diferente para cada uma das quatro! 

Ela é vaidosa, sempre olha seu reflexo, por onde quer que passe! E, se o seu aniversário cair em noite de Lua Cheia... Uau! Uma visita ao zoológico onde até a Cobra-Real, sua prima de 1o. grau por parte de mãe, pode lhe beijar as bochechas!

Coisas estranhas...
locais inusitados
- estariam em sonho
ou estariam acordados?

Seja com bússolas, casas que somem ao saírem de dentro, bolos de gengibre, passeios escondidos... Vacas dançarinas... Ela cala, não responde, mas também não mente!
"- Vou ficar até os ventos mudarem." - p.32
"(...) Au revoir. (...) até breve." - p.223
"Ela sempre faz o que diz que vai fazer..." - p.224

Uma pessoa de palavra. 
E altamente enigmática. 

Seu sucesso, desde o primeiro livro em 1934, encanta gerações até hoje. Pamela Lyndon Travers, nascida Helen Lyndon Goff, escreveu um conto com a personagem antes do livro: "Marry Poppins and the Match Man". A babá pode fazer pensar... ou divagar... Sonhos ou realidade?
"... as estrelas são papel dourado ou o papel dourado que é estrelas?" - p.150


Um abraço, 
Carolina.

Nenhum comentário