Mônica: Força

Autora: Bianca Pinheiro
Editora: Panini Livros
Ano de publicação: 2016
No. de páginas: 84


"Sempre que é preciso, a Mônica usa sua força para resolver os problemas. Agora, terá que enfrentar o maior deles. E não poderá ser na base da coelhada."

Foi uma agradável surpresa! Aqui temos uma Mônica que, claro, tem a sua força física, mas necessita encontrar outro tipo de força em si...
"Força: ... 7. característica psicológica do que não se deixa abater nem dominar; vigor, firmeza. "f. de vontade"  -  Google.
Mônica está passando por problemas em casa... Não "ela", em si, mas afeta o dia-a-dia, portanto, ela faz parte. E tais desentendimentos constantes a deixam apreensiva, por vezes triste, por vezes chateada... Como deve ocorrer com toda criança que passa por problemas em casa. Ela demonstra que há mais além da força física, outra, que ela deve conquistar.

A força do silêncio... A força do prolongar de um desentendimento...
Uma bela graphic novel, forte em sua mensagem, na demonstração de sentimentos (frustração, inclusive). Um "Ping... Ping..." pode ressoar no silêncio e causar discussões outras. Alguém precisa dar o primeiro passo! Alguém precisa demonstrar o que realmente está sentindo... E isso requer coragem, que também é uma força. A vontade de ir além, de resolver, de estar, de ser. São uma família, afinal! 
Foi uma gratificante surpresa lê-la e crescer um pouco com a Mônica que, certamente, cresceu! Leitura prazerosa e recomendada.


Um abraço, 
Carolina.

Nenhum comentário