Ponto de vista


Autor: Ana Maria Machado
Ilustrador: Ziraldo
Editora: Melhoramentos
Ano de publicação: 2005
Número de páginas: 40
"O livro retrata a vida de dois garotos do Rio de Janeiro, que durante a infância eram muito diferentes devido a classe social, as brincadeiras, a visão de mundo e o lugar onde moravam - um no alto do morro e o outro no alto do prédio - mas que se tornaram amigos, apesar das diferenças. O tempo passou e a amizade dos meninos fortaleceu através do trabalho em sociedade e da formação de suas famílias, mostrando que a amizade distingue classe social."


“... a coisa mais direta,
Mais perto da perfeição,
É ter por perto um amigo,
É ver no outro um irmão...” 
(p.31)

Este, escrito pela premiada autora Ana Maria Machado (1ª autora de livros infantis a ser aceita pela Academia Brasileira de Letras), já tinha sido lido por mim. Ele foi encaminhado para as escolas de Ens. Fundamental 2 pela prefeitura de Salvador–Ba há aproximadamente oito, nove anos atrás... Indiquei para ser trabalhado por professores no projeto da escola, que lidava com identidade e, claro, o tema amizade é imprescindível.

 Ao mesmo tempo, tal releitura hoje proporcionou lágrimas. Vi o que pensava “perfeições” dizimadas, escorrendo por ralo... Dói observar a falta de atenção, constância, valor a este bem tão precioso. A liquidez nas relações, a descartabilidade emocional-afetiva. As pessoas não se colocam no lugar do outro e agem como se tudo fosse substituível. Ser volúvel não é qualidade/opção... (Uma pessoa volúvel é uma pessoa que muda de opinião ou estado mental com muita facilidade.” - GoogleFalta de linearidade de pensamentos e sentimentos...



É como uma falta...
No livro, na cidade do Rio de Janeiro, dois garotos em opostos – morro X cobertura – se encontram por um acaso, namorando o mar, e criam laço. Assim é a amizade: um criar laços, um cativar...


Solidez.
Linearidade – numa despedida ou em viagem para disputar campeonatos...
Atitudes.   Compartilhar.

“...o coração de um desliza na onda do outro.” (p.33)

Dois pontos. Um encontrar.
 Um preservar.


Um abraço,
Carolina.




(No site da Editora Melhoramentos: 
Nessa história poética, carioca e brasileira, a premiada escritora Ana Maria Machado não fala só de samba e futebol, mas de gente de classes sociais diferentes que aprende a se conhecer e fazer junto o que não depende de status social. São dois garotos: “Um menino lá do alto. Do morro.
Outro menino lá do alto. Do prédio”. Interagindo, trocando, ambos vão curtir coisas de criança: pipa, rap, samba, internet, guitarra, surfe e skate. Adultos, continuam amigos, unidos numa cidade partida.
Temas principais diferenças e respeito
Tema transversal pluralidade cultural)

Nenhum comentário