O lago das sanguessugas

Autoria: Lemony Snicket * 
Desventuras em série, 3 
Editora: Cia. das Letras 
(Agora, sela Seguinte) 
Publicado em 2001 (* 2011) 
N° de páginas: 192 


"Espera-se de uma tutora que fique ao lado das crianças e cuide da segurança delas..." - p.165 

Entendo, no momento mais que nunca, a frustração das crianças Baudelaire. Não ser acreditada ao falar... Ok, voltemos. Em Mau começo nós conhecemos Violet, Klaus e Sunny Baudelaire. As crianças ficaram órfãs após um incêndio na sua casa matar ambos pai e mãe. O sr. Poe, administrador dos bens até que a Violet atinja a maioridade, os leva para o primeiro tutor, o Conde Olaf...

Em A sala dos répteis conhecemos o segundo tutor, o tio Monty, a quem as crianças logo se afeiçoam, por seu jeito acolhedor, amor pelas aventuras, há livros, ciência... muito que os "chame", convide a ficar. Claro que o Olaf se intromete, afinal, quer a fortuna dos Baudelaire.

Agora, em O lago das sanguessugas, os órfãos são levados para morar com a sua terceira tutora, a "tia" Josephine. Ela mora à beira do Lago Lacrimoso - mais precisamente, sua casa fica metade sobre ele, escorada por toras... Assustador. Como se já não bastasse a distância da cidade devido ao morro sobre o qual a casa se localiza! E a tia tem medo de tudo: tu-do! E mora sozinha em tal lugar... 🤷‍♀️ 

Deixarei que entendam extremos ao ler. Rs. Sim, eles vão morar com a "cunhada da prima em segundo grau". Ela é viúva, já que seu marido, o Belo" morreu no lago - as sanguessugas... Não se pode comer e nadar no lago. É necessário aguardar uma hora, ou as bichas sentem o cheiro da comida e... vêm! 

Novamente Olaf aparece, desta vez com outro disfarce. Novamente as crianças percebem de primeira, tentam falar/mostrar que se trata dele e não de qualquer que seja a identidade inventada e, de novo, não acreditam nelas! O sr. Poe já vimos "ser um bolha" (o que aqui significa ser um tolo), desde o mau começo, e a Josephine se mostra tão obtusa quanto! 

Lago, sanguessugas, furacão, barco à vela, objetos diversos e seus perigos, gramáticas e dicionários, balas de hortelã-pimenta e refeições frias, caverna e assassinato! 

"Se vocês se interessam por ler histórias com acontecimentos divertidos, certamente estão lendo o livro errado"...

Acompanhado outro sortilégio (aqui: trama engendrada em segredo, para realizar algum desígnio, conspiração etc.; maquinação...) das crianças Baudelaire e suas capacidades de desatar "nós górdios" - calma, explicam mais pro final do livro o significado - resta seguir para o próximo... após breve pausa para que eles se desloquem até a próxima morada. Rs.


Um abraço, 
Carolina.

Nenhum comentário