Submundo - Resident Evil 4


Autora: S. D. Perry 
Editora: Benvirá 
Publicado em 2014 
N° de páginas: 224

Finalmente uma ideia de quem é o Trent! Porque ele está no círculo interno do alto escalão da White Umbrella e passa informações parciais para desmascarar a empresa, destruí-la. 

Bem, aqui não temos zumbis, mas a finalização do projeto que o Reston chama Planeta, com animais mutantes criados nos laboratórios subterrâneos, aberrações:
* Avl ou Dacs;
* Ar12 ou Scorps;
* Ca6 ou Spitters; e
*Ma3Ks ou Hunters.

Acredite, não gostaria de conhecê-los cara a cara! A cereja do bolo está contida, embora mantida viva, dentro de tubo, imersa em um líquido, como se fosse aminiótico ou... sustentada mas na prancheta o Leon lê que há uma programação para dissecar aquilo em semanas: o Fóssil (Tyrant ReH1a).

David, Rebecca, John, Claire e Leon iriam para a Europa atrás do Chris (irmão da Claire), da Jill e do Barry. Chegam a fretar um avião mas um passageiro não previsto fala que a rota é outra: Utah. É lá que a está sendo implantada uma nova base - esta, de treinamento. O objetivo? Um livrinho preto que o Reston, como dois outros grandes da empresa, carrega consigo.

"O foco atual da White Umbrella são soldados bio-orgânicos, por assim dizer; espécimes individuais, em grande parte alterados geneticamente, todos injetados com alguma variação de vírus para torná-los violentos, fortes e indiferentes à dor. (...)" - p.38

Logo de início a equipe acaba dividida por um imprevisto e descem o Leon e o John, ficando na superfície o David e as meninas, que buscam uma forma de se juntar aos demais. A partir daí a narrativa se divide entre o que ocorre acima e abaixo; com os grupos, o que enfrentam...

Reston é um bostinha que se acredita o tal, claro que trata mal os simples funcionários que lá estão para preparar o Planeta: eletricista, treinadores, cozinheiro, etc. Estes, não sendo o objetivo dos ex-S.T.A.R.S., são deixados no refeitório. Apenas o Cole estava fora, tentando terminar um trabalho, e termina nas fases de teste com o John e o Leon. 

Reston faz uma ligação e cerca de vinte minutos depois um helicóptero vem com homens... Tiros, corre-corre, muito ocorre! Certamente não falarei tudo mas foi, como sempre, exaustivo, perigoso, tem baixa, feridos... O humor do John, nem sempre tão... Calei! O faz dizer em dado momento: "Acho que quebrei uma unha, mas vou sobreviver."

Uma empresa com base em roubo, assassinato, experiências esdrúxulas, ganância por dinheiro, sim, mas por poder também! Arrogância... Transformam algo descoberto inicialmente buscando um bem por completo! Fazem o que fazem "porque podem"..?

Uma releitura interessante, na qual torcemos pelos amigos, por vezes deixamos de respirar imaginando como seriam aquelas gosmas ácidas na nossa pele e querendo nunca descobrir. Mas, o pior: já é dito que se foi escrito, deve existir! Não acredito na White Umbrella ao nosso "lado", mas certamente há gente "brincando", criando coisas que não deveria... Reflexões.

Bom, se este ano reli A conspiração Umbrella, O incidente de Caliban Cove, A cidade dos mortos e, agora, Submundo, em 2022 lerei Nemesis, Código Verônica e Hora Zero.

Convido a adentrar, sugiro tomar cuidado, e por vezes recuar... Ficar perto dos rapazes é uma boa, eles defenderão!


Um abraço,
Carolina.

Nenhum comentário