O lobo do império

Autora: Chiara Ciodarot
Editora: Independente
Publicado em: 2019
N° de páginas: 326


Li a primeira vez antes que tivesse sido lançado. Não tinha escrito a respeito. Necessitava de um tempo. 

Deixe-me explicar: é romance de época, mas todos os fatos sociais apresentados são pesquisados: a escravidão, locais de fuga... e, neste mais presente, o sequestro de mulheres e posterior venda delas. Os devassos, ok, ficção. Meu amado Montenegro e querid@s amig@s Amaia, Canto e Melo, Caetana, Nuno, Ma. de Lurdes, Luiz, Georgiana, Estevão, Julia, Euzébio, Raimundo, Laura... ficção. Bairros, geografia, dados reais, um pouco dessa parte da nossa história.

Vamos aos arrombos, paixões... 

O querido lobo do império, Estevão, que jamais se negou a uma mulher! Poderia ser casada, viúva, da vida... Sempre as satisfez com louvor. Em dada época da sua vida se jogou mais para tentar esquecer uma certa senhorita... Arriscou-se mais que qualquer devasso, empenhou-se nas empreitadas mais perigosas, flertou com a morte - melhor que a vida sem ela, quem ele não poderia ter..!

"Você não está entendendo nada do que eu digo..."

Estevão, apesar de registrado pelo pai como filho legítimo, teve sua mãe como escrava. E ele não perdoa o pai por não a ter alforriado como ele o foi na pia do batismo. Ele teve uma boa educação, mas logo cortou laços com o progenitor, "meio que adotando" (e, consequentemente, "sendo adotado") pela família do amigo Euzébio. Portanto, conhece sua amada ainda muito nova, sendo "pego de surpresa" quando ela chega a idade de frequentar bailes, já que seu amor deveria ser fraternal. Foge após beijo acalorado, para ser discreta.

Julia...
"Ela era excepcional e assim o era desde que se conheceram, ainda crianças. Tinha o semblante honesto, inteligente, de quem tem conhecimento do que fala e sabe como agir em qualquer situação. Era aberta, empática - sem ser intrometida - e tinha uma alma caridosa." 
Ela se apaixonou por aquele amigo que o irmão trouxe certa vez para casa, tornando-se parte da família. Mas assim como ele não é um qualquer, ela também não o é. E não para pelo discurso: é uma mulher de atitudes. Após a coragem de expor seu coração e ter sido rejeitada, aos 14 anos, passa não apenas a ir em meetings abolicionistas, mas foge às noites de casa, pela janela, para ensinar alforros a ler. Arrisca-se. 

Euzébio, seu irmão, médico, diz para ela que Estevão retornará, que dê tempo à ele... 

Dono do clube Sob as saias da Imperatriz, morando em uma casa que decorou com cenas do famoso livro indiano Kama Sutra (emprestou a casa para a lua de mel do Canto e Melo), ele se reestabelece no Rio, volta a frequentar a casa amiga, da sua família postiça e volta a esconder o que sente pela Julia. Usa de ironia, dentre mais.

D. Evangelina, mãe do Euzébio e da Julia, é um caso à parte! Seus olhares ganharam uma escala, inclusive, e nem os filhos nem o Estevão ultrapassam alguns deles! Kkk! Ela percebe o que se passa, a tensão, o amor reprimido, e ajuda a "colocar lenha na fogueira", convidando sempre o sr. Joaquim para um chá.
"Quando um homem se mostra interessado numa mulher, outro imediatamente se interessa. Lembra muito a noção de macho alfa e do territorialismo. (...)"
E a Júlia se aproveita disso, tentando causar ciúmes, fazê-lo tomar uma atitude..! Eles são uma figura!!! Euzébio se diverte, calado, observando as interações. Quando Estevão tenta buscar apoio nele para segurar a irmã, este responde que nada pode fazer e que confia nela! Kkk! Mas, para a irmã, adverte que esse "jogo que jogam" era perigoso... ambos poderiam se queimar.

Fiquei eufórica quando apareceu a Amaia neste - porque eu sabia que o Montenegro apareceria! Rsrs. Jamais a deixaria só!!! Estão, no momento, com sete filhos! Rs. E a reprimenda que dá no de cinco anos quando ele apronta na modista?... Lindo o meu amado!
"- Para ser inteligente, é preciso agir com inteligência. Você acha que estava sendo inteligente ao prejudicar as pessoas? Aonde está a bondade em atrapalhar?" [67%]
(E o menininho é um fofo! "Quero ser inteligente. Quero ser bom. Como o senhor papai.") 

Aparições rápidas... Mas a Amaia dá conselho ousado para a Júlia adiante... rsrs. E minha boca é um túmulo! 

'Carol, se você se divertiu tanto, por que não escreveu logo, ao ler da primeira vez?' A parte do tráfico mais pro final, o Feitosa. Ele está sempre... Padrinho da Amaia... Cobiçoso... Neste busca mulheres que se assemelham à ela nos bordeis e no clube do Estevão. Líder dos Crassos. Cabeça por trás do negócio dos sequestros e vendas. Pai da Caetana que mandou matar a ela e ao marido quando soube que era um devasso. Está de bom tamanho? Aguardo o "fim" dele, ansiosa!!!

Há muito que não mencionei, mas mudemos de assunto. Sente-se! Beba um chá comigo! Ou prefere um café?... Conversemos! Conheci um rapaz, o Raimundo Aragão e, recentemente descobri um pouco da infância dele e das Almeidinhas,  irmãs do amigo dele, o Arturzinho. Parece um rapaz de ouro, louca para saber mais! 


Um abraço
(sem espartilho)
Carolina.

Nenhum comentário