O maravilhoso mágico de Oz

Autor: Lyman Frank Baum
Editora: Vermelho Marinho
Publicado em: 2014
No. de páginas: 208


Quando criança assisti o filme de 1939. Teve, também, a adaptação em desenho animado... (Mais tarde, adulta, filme de 2013.) Mas ler, por mais que haja o que lembramos, acrescenta - não apenas o que foi excluído pelas adaptações, mas o que não refletimos pelo deslumbrar das imagens.

Admito: não tinha pensado em ler anteriormente. Apenas não tinha passado pela cabeça, sério, nada demais. Mas teve uma Bienal anos atrás em que passei pelo pequeno stand da editora desta edição e conversei com o representante... Saí com quatro livros em mãos, sendo este o primeiro. A tradução aqui é do original, feita pela Carol Chiovatto e, no final deste, ela fala sobre algumas opções feitas quando traduzindo - fatores importantes, bem sei! Rs. E aprovei. 

A garota Dorothy é levada para este mundo através de um ciclone, junto com a casa dos tios, aterrissando sobre a Bruxa Má do Leste, salvando os Munchkins do seu reinado tirano e conhece a Bruxa (Boa) do Norte, que lhe marca com um beijo de proteção, aconselha que pegue os sapatos de prata da bruxa morta e siga até Oz, já que quer regressar para o Kansas, onde vive com a tia Em e o tio Henry.

Inicia-se a jornada! Cidades diferentes, povos "estranhos" e estabelecimento de vínculos. Amizades são feitas através da ajuda mútua e afeição. Não apenas os companheiros da jornada, a saber: o Espantalho, o Lenhador de Estanho e o Leão Covarde, mas os ratinhos do campo, a cegonha e outras tantas personagens! Alguns não tem saída e agem consoante o que lhes é ordenado, como os macacos alados, fazendo o que se crê ser o bem ou o mal...

Empecilhos são postos e tem que ser superados. "A jornada do herói". Dorothy e os amigos chegam a um destino para terem que partir para outro... Ao retornar, descobrem que as coisas não são como se pensava - e não contarei, há quem nunca tenha lido ou assistido versão alguma - e outra jornada é apresentada!

Mas provas de amizade e lealdade são dadas. A força individual das personagens é exposta! O Espantalho quer um cérebro, mas não percebe que várias das soluções para os problemas que se apresentam são dadas por ele; o Lenhador quer um coração, sem se dar conta, lá está! Pensando nos amigos, provendo, sentindo falta quando um não está por perto... O Leão se autointitulou covarde desde o início, mas não foge, protege os amigos sempre que necessário! O próprio Oz tenta dizer que já possuem o que não acreditam ter, embora veja que nada adiantará! Rs.

Dorothy quer retornar, preocupa-se com os tios, com os amigos... Doce, inocente, meiga... Uma criança pura. Claro, não podemos esquecer do Totó! Jamais! E ao ir buscar ele quando corre traquinando um pouquinho perde o balão. Rs. Seguem para o reino do Sul. Aventuras. Sustos, sim. Horrores, nunca! Até para peças de porcelana animadas ela se desculpa quando pequeno acidente acontece. Ajudar os amigos lhe foi prazeroso e os guarda em seu coração!

Foi interessante adentrar este mundo cheio de elementos e sentimentos. Caso queira e possa, conheça-os, acompanhe-os... A simplicidade deles, mesmo após terem sido nomeados - novo regente, rei... <3  Só não chore se não tiver como secar e lubrificar as juntas, ou poderá enferrujar! ;-D


Um abraço, 
Carolina.

2 comentários

  1. Adorei Carol... Eu assisti o filme mas tem muito tempo... E é o antigo, tem uma versão mais atual que é focada no mágico e não na Dorothy.
    ~Mandy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, o filme de 2013. ;)
      (Mostra ele como o charlatão que é... rs)

      Excluir