O herói imóvel

Autora: Rosa Amanda Strausz 
Ilustrador: Rui de Oliveira
Editora: Florescer
Publicado em 2018
N° de páginas: 36


Não estamos preparados para lidar com a morte. Ao menos aqui, no ocidente. Sei que sentimos falta mas, como dizem, é a única certeza de que temos ao nascer: iremos, um dia, morrer. 

Aqui, através das belas ilustrações, o inconfundível traço do ilustrador Rui de Oliveira, e do texto da Rosa A. Strausz, história narrada pelo filho, ficamos sabendo das aventuras que ele e o pai vivem em casa, através dos livros, da imaginação, dos sonhos... Destemidos, aventureiros, companheiros. Pai e filho.

Os inimigos contra os quais o pai lutava, os seus anticorpos lutavam, era a doença que o levava aos poucos para reinos distantes; suas batalhas diárias eram contra as coisas mais simples como abrir os olhos, por exemplo. Mas ele as vencia... Até onde pode.

Uma bela história, que ajuda aos pequenos a valorizar os momentos, os esforços pessoais, encarar a viagem... Ela foi aprovada para escolha - ou não - das escolas, professores, para o PNLD literário 2018. Quis ler, inicialmente, por admirar o trabalho do Rui de Oliveira, mas a beleza do texto arrebatou de vez.

* Indico *

Ah, sim, há noções interessantes para serem trabalhadas, caso professor/a queira, já que são citadas, como anticorpos, heranças genéticas...

Um abraço,
Carolina.



...............................................
Sinopse: "Era uma vez um herói e esse herói era meu pai". Assim inicia-se essa história narrada por um menino que vivencia o drama diário do pai, que luta contra uma doença terminal. A imaginação do garoto transforma o ambiente hostil e triste onde ele vive. (...) Ali, o homem fragilizado que tenta vencer a morte, transforma-se num guerreiro quase indomável. Da batalha travada no dia a dia de pai e filho, emerge um menino sensível e forte, que carrega em si a certeza otimista de que a vida não acaba com a morte.

Nenhum comentário