Animal (Peça teatral)


Direção e adaptação: Celso Nunes
Atriz: Cyria Coentro

(Pena que descobri tarde... 😢 )


Uma professora - oops! - ex-professora... Fala sobre sua trajetória e realidade de forma sucinta, objetiva em pontos, subjetiva em algumas lembranças... O que a fez adentrar tal profissão, sonho do seu pai, que malmente sabia escrever o nome. Mas ela... "Ela seria letrada!"

O espetáculo surpreende, seja pelas revelações realísticas (estamos realmente lidando com isso?!?), seja pela forma com a qual foi tratado o tema. 

Olhando um pouco ao redor no dia em que assisti a apresentação (sexta-feira, 27.04.18, a convite da coordenadora do colégio no qual trabalho no turno noturno, junto com alguns alunos), vi algumas pessoas que pareceram não ter se dado conta do que ocorre em sala de aula (como alunos se portam, tratam os professores...), outros que, pelas fisionomias, pensavam ser ficção.

Mas, como disse a personagem no espetáculo, via-se professores na plateia... O reconhecimento... Claro, tratado de forma descontraída e humorada. 


Sim, garante risos, uma interpretação que faz pensar: ela leciona?..

Mas, para quem já presenciou alguns fatos, além de rir, espelhou. As pessoas esquecem que professores são pessoas, que sentem, que passam por tanto, continuamente, em turnos e turnos... diariamente. O desrespeito e agressão, seja verbal ou física, a omissão pela tentativa de preservação da saúde ou sanidade... A realidade de alguns trechos pode ter impactado os alunos mais 'experientes', que sentavam ao meu lado, mas é vivenciada sem que eles pareçam saber.

Reconheci momentos vividos naquele palco e aplaudi de pé!


Um abraço,
Carolina.

Nenhum comentário