Como escrever um diário nada popular



Autora: Rachel Renée Russel 
Coleção: Diário de uma garota nada popular - 3,5
Tradução: Antônio Xerxenesky
Editora: Verus
Ano de publicação: 2016
Número de páginas: 280

"Nikki Maxwell tem escrito em seu diário desde o início do ano letivo e o carrega a todos os lugares aonde vai. Mas, numa fatídica manhã, ela não consegue encontrar o diário, e assim a busca se inicia. Nikki parte de várias teorias sobre onde ele poderia estar e faz uma lista de passos importantes para se recuperar um diário em caso de emergências como esta. E, como não poderia deixar de ser, suas amigas Chloe e Zoey, sua irmãzinha Brianna, seu paquera Brandon e a malvada Mackenzie também participam dessa história, com muitas aventuras ao longo do caminho."



Gosto da Nikki Maxwell, sempre digo isso. Ela é divertida, atrapalhada (rs), valoriza as amizades que tem (Chloe e Zoey) não por elas terem coisas ou fazerem coisas por ela, mas por compartilharem, haver preocupação, cuidado, carinho, apoio... Por vezes ela “viaja”, sim, mas admite, desculpa-se:

Eu sou muito tonta !!” p.180


As coisas que fala as quais poderiam causar problemas ou... a alguém, fala na própria cabeça. Escreve em seu diário (como fiz quando na idade dela)...  

Sim, tenho os livros 1 ao 11. Mas, admito, nunca comprei os "x,5", como este aqui. Pensava que não traria história dela e dos amigos, apenas dicas para escrever um diário “irado”.

Por que li agora?... Como em todos os anos, livrarias, leituras para indicar, listagem... De repente, peguei para ler. Afinal, o 5º ano anda devagar com a escrita e o estudo em si... Quem sabe estimula? Surpreendi-me!

Sim, há história também!


- DANCINHA DO SNOOPY – Kkkkk

Para “justificar o ensinamento”, os passos são dados no decorrer da história, em que a Nikki acredita ter perdido o seu diário e... pira! Já pensou se a MacKenzie (“inimiga” – garota rica, metida... dá encima do paquera da Nikki, pega no pé dela...) pega e espalha pela escola?!...

AAAHHH !!


O Brandon (paquera da Nikki, estudioso, educado, fotógrafo do jornal da escola...), fofo, dá um caderno para que ela faça de diário até encontrar o dela. Tão lindo!.. Ainda bem que no final...

 
- Pensou que eu ia contar?!?..

Nem que a princesa de Pirimpimpim (personagem amada pela irmã da Nikki) obrigasse a Brianna (irmã) a me encher o saco! Kkkk!

Mas, sério, sempre que posso estimulo coisas assim – é saudável. Colecionar, seja papel de carta, marcador de livro... desenvolve o cuidado, zelo, atenção... O diário, além de desenvolver a escrita, possibilita expressar melhor com a prática, é um “desabafar” e, sim, é saudável. Seja na parte do imaginário: como seria se...; seja no relato do dia-a-dia, pensamentos, sentimentos... Psicólogos indicam fazer um! 

Superindico!



Um abraço, 
Carolina.

Nenhum comentário