Marcada (House of Night, 1)

Série House of Night
Marked, 1
Autoras: P. C. Cast e Kristin Cast
Editora: Novo Século
Publicado em 2009 
N° de páginas: 327

Era para ser uma série com nove livros…
Tornaram-se doze mais os extras: Manual do novato 101, Nyx, O voto de Lenobia, O juramento de Dragon e os não traduzidos Neferet’s curse e Kallona’s fall, ambos publicados pela editora St. Martin’s Griffin. ♥
Novidades: autora anunciou novos títulos para o universo House of Night.

P.S.: Extras não publicados anteriormente já estão disponíveis em livro único, vi em e-book. 


Watch out!.. Spoilers…!

“Lá também fica a sombria Morada da Noite; nuvens apavorantes a envolvem na escuridão. Em frente a ela, Atlas permanece ereto e sobre sua cabeça e braços incansáveis sustenta com firmeza o amplo céu, onde Noite e Dia cruzam uma soleira de bronze e então se aproximam e se saúdam.”
 Hesíodo, Teogonia.

A vida de uma adolescente de 16 anos já não é fácil…


Nome: Zoey Montgomery. Melhor amiga desde a 3a.série: Kayla. Namorado ou “ficante”, Heath – zagueiro do time da escola, o Broken Arrow. Irmã “Barbie” e irmão “ogro”. Mãe ex-leitora de romances exóticos, ex-maquiada, ex-ouvinte de Enya, casada há três anos com o “homem da fé” John Heffer. Avó descendente Cherokee: Sylvia Redbird. Aspira normalidade, cursar veterinária, sair de Oklahoma, “encaixar-se ao menos na escola”.

Mas tudo isso vira passado quando a Zoey se sente mal: tosse, dor de cabeça, tontura…  – Nesta série as coisas acontecem de forma diferente. –
 “Zoey Montgomery! Fostes escolhida pela Noite; tua morte será teu nascimento. A Noite te chama; preste atenção para escutar Sua doce voz. Teu destino aguarda por ti na Morada da Noite!” – Rastreador
Zoey é marcada. "Torna-se uma aberração" para a sociedade, mas Heath não se importa. Ela precisa ir para a Morada da Noite, ou seu corpo rejeitará o processo da transformação – a presença de vampiros adultos é necessária. Com seu fusca vai até a fazenda de lavandas da vovó Redbird.
“Sou uma Redbird e filha do Sol, mas estou me transformando em um monstro da noite” (p.44)

“Não há porquê temer os espíritos da terra, Zoey passarinha.”

Zoey vê Nyx que a nomeia seus olhos e ouvidos no mundo atual onde o bem e o mal lutam pelo equilíbrio e a beija na testa, preenchendo sua marca. Como é estranho uma novata ter  a marca preenchida, a Grande Sacerdotisa, Neferet, torna-se sua mentora. Ela pode escolher seu nome, e adota o ancestral Redbird da avó.

               * A heroína sai de casa rumo a jornada.

Cumprimentos, rituais…  Neferet tem afinidade com os únicos que podem andar livremente, em qualquer lugar da Morada: os gatos; e poder de cura.

Andando pela nova residência sente o cheiro de sangue e a atração por ele ocorre, o que não é normal… ainda. Sua colega de quarto é a Stevie Rae, de Oklahoma. Ela é apresentada a Erin Bates, Damien Maslin e Shaunee Cole. Damien aponta a Aphrodite como líder dAs Filhas das Trevas, um grupo importante na Morada, do qual Zoey é convidada a participar com a permissão da sua mentora.

Aulas… Sociologia Vampírica 101, Teatro, Literatura, Esgrima, Espanhol, Equitação… Zoey já tem prática com cavalos.
 

Ritual. A Anastasia, professora de feitiços e rituais, desenha pentagrama na testa após saudação/cumprimento: “abençoada seja”. O poeta laureado Loren Blake recita poesia enquanto a Grande Sacerdotiza entra dançando. Zoey sente os elementos... O círculo é desfeito.
“Merry meet e merry part e merry meet outra vez!”
Após este, o do grupo da Aphrodite. Erik a recebe, desenha o pentagrama a óleo e é dispensado. O cálice de vinho do ritual está 'batizado' com sangue. Saindo, Zoey corre até um carvalho antigo, e vê uma novata que rejeitou a transformação com olhos vermelhos… Nala, a gata que adota Z, se assusta. Heath vai até a Morada: beijo, arranhão e oferta de sangue. Após sua partida, Erik aparece. Conversam e ele se dispõe a dar sangue… caso a Zoey queira.

Neferet propõe adiantar Zoey em sociologia, vampírica, mas ela recusa e textos extras lhe serão providos. Carimbagem. Vovó Redbird aconselha a neta fazer o ritual de purificação antes do nascer do sol. Z ouve a voz da Nyx: valorizar os amigos recentes. Então eles participam do ritual.

Z os purifica e distribui: Damien – vento, Shaunee – fogo, Erin – água, Stevie Rae – terra, ela própria, espírito. Todos sentem a afinidade apresentada. 

Mensagens do Heath... Aphrodite e visão... Elliot, outro novato que rejeitou a transformação, a aborda, ríspido (será que vocês se questionam?...), mas Nala a protege.

Samhain. Aphrodite conduz ritual sem o devido preparo e as coisas "saem da linha". Heath aparece bêbado e desfazem o círculo. Zoey e seus amigos refazem ele. Os elementos, em nome da Nyx, fecham o círculo, levando os mortos que escaparam. Eles são dispensados após agradecimentos e Z ganha novas marcas. Rosto. Ombro. Pescoço.

O egoísmo, o desmando da Aphrodite são apontados e a Grande Sacerdotisa passa o colar de líder para a Zoey, que lembra da visão da Aphrodite: vai piorar.
“Aconteça o que acontecer, estamos juntos nisso.” – Stevie Rae, p.310
               * "O primeiro embate da heroína."


Um abraço,
Carolina.

Nenhum comentário