Até o último de nós

Autoria: Freida McFadden 
Tradução: Roberta Clapp 
Editora: Arqueiro 
Publicado em 2025 
N° de páginas: 224 
(Audible: 7h18min) 

👀 
 
- Há um alguém anônimo... que alterna a narração/ponto de vista de tempos em tempos com a Claire. -  

Eh... Claire e Noah estão com problemas no casamento... Tudo leva a crer que há apenas uma opção, já que parecem ter apenas os filhos em comum. É o que a Claire pensa: eles se odeiam. É o que acreditamos ao ver os diálogos do casal no início do livro, no carro durante a viagem, no restaurante... estando sozinhos ou acompanhados. A filha, Emma, não quer que a mãe vá, sonhou que um monstro a comia! Mas a Claire quer a viagem: reservou quartos separados para si e o Noah. 
 
Gente, que loucura! Inicio suspeitando de um e outro, pensando no narrado por "Anônimo", quem dos seis seria mais próximo do narrado/lembrado pela pessoa. Há um suspeito "mais forte" por "ser de fora do círculo". Seguem para uma pousada "no meio do nada": Noah, Claire, Jack, Michelle, Lindsay e Warner. Ah, sim, a Claire está traindo o Noah com o Jack, que é casado com a Michelle. A Lindsay é a melhor amiga da Claire e o Warner é introduzido ao grupo como o médico cirurgião plástico com quem a Lindsay namora há seis meses. 
 
Imprevisto: o carro da Claire com o qual viajam quebra. Daí é ladeira abaixo! Mapa, bússola, barulhos "que só a Claire ouve"?!?... Marcas em árvores. Então, morte e "sumiços" - considerados como prováveis mortes também. Não apenas nós suspeitamos como algumas personagens começam a suspeitar...


Alternei. Uma pessoa comentou no post que fiz no 
insta ,  dizendo ter acertado no início quem era "anônimo". 🤷🏻‍♀️ Cada um tem pensamentos e pontos de vista, análises... rsrs Descartei um por estar muito "óbvio" mas... e se fosse?!? 🤔 E se não..? O final surpreende com parcerias diversas. Jack defendendo Michelle, embora dissesse que já era; Claire e Noah tem momento inesperado... o que mais pode vir a...? 

Outra morte, de fora do círculo, e final que pode deixar a desejar ou não - a depender do seu "apetite". Rs. Mas uma pulga é "largada" atrás da nossa orelha, como se a estória pudesse ter vindo a ser completamente diferente. Hmmm... Corações e desejos...

One by one (nome original) foi publicado em 2020, antes de The housemaid (A empregada), que foi em 2022. Outro que li recentemente, O filho perfeito (The perfect son) é de 2019. [Apenas para situar mesmo.]  -  Você pode ficar "pasm@", achar diferente ou, como a colega leitora disse, ter logo visto quem era "Anônimo"; gostar e/ou desgostar. Só lendo terá o seu ponto de vista! Rs. 

Gostei da leitura, por mais que tenha ficado "hmmm" no final. O que ocorrerá depois? Só sua imaginação - ou a Freida! Rs - sabem! Poderia ter mais no futuro? Sim - Não. 

Leia! Descubra por si! 
Diga o que achou, se gostou, advinhou...


Um abraço,
Carolina.

Nenhum comentário