Lançamento dia 05 de Julho 2023

Desculpem, como estava programada, não vi que a formatação tinha ficado ruim. Reescrevi e repostei. ;)

Recebi um e-mail da RV Cultura e Arte avisando que no dia 05 de julho (próxima quarta-feira) ocorrerá o lançamento da coleção Plano Inclinado, novo título em quadrinhos do selo baiano, às 19h. Anote o endereço: Av. Cardeal da Silva, 158 - Rio Vermelho, Salvador, Bahia.

A coleção Plano Inclinado reúne em uma luva seis crônicas gráficas de Salvador criadas a partir da experiência de oito artistas com a cidade onde nasceram, se criaram ou ainda vivem.

A ideia da coleção parte de uma provocação dos editores Larissa Martina e Ilan Iglesias, à frente do selo RV Cultura e Arte: "para esse projeto, convidamos inicialmente seis artistas visuais a produzirem histórias sobre Salvador, histórias que se aproximassem da ideia de crônica, ou seja, que narrassem acontecimentos banais cotidianos com uma pitada de posicionamento crítico, e os desafiamos a criar essas histórias em formato de quadrinhos, a partir de algumas restrições gráficas importantes como a quantidade de páginas e tratamento dos desenhos. Foi curioso perceber as aproximações que foram surgindo entre os trabalhos", comenta a dupla.

Fazem parte do projeto:
Aju Paraguassu com "Urubus Reis", um passeio pelo céu mais azul da América do Sul;
Clara Cerqueira e Túlio Carapiá com "Hoje tem", uma hq inspirada nas noites de verão de Salvador;
Daniel Farias e Igos Souza com "Quanta", um convite a um mergulho numa praia do Rio Vermelho; 
Felipe Rezende com "Detour", um sábado livre na cidade da Bahia;
Maria Mariô com "Azul", a história de Janaína, uma jovem curiosa que ama o mar; e
Zé de Rocha com "Macala", uma deambulação a Casa Grida, responsável pelo projeto gráfico da coleção.

Se por um lado os temas abordados nos gibis se encaminham para esferas diversas, passando por questões relacionadas, por exemplo, ao meio ambiente e sua preservação, como em “Urubu reis”, ou a instabilidade político-social em que vivemos, como em “Macala”, uma leitura mais atenta revela algo da relação pessoal e íntima dos autores com a cidade, quando não exatamente estampada nas páginas, como acontece em “Detour” e “Hoje tem”. Já as escolhas gráficas adotadas pelos artistas, para além das reconhecíveis diferenças entre os traços de cada autor, apontam para soluções em comum como o uso de retículas, que se vê mais destacado em “Quanta”, e o da linha clara, em “Azul”
A coleção está em pré-venda no site da RV, www.rvculturaearte.com, e os gibis podem ser adquiridos avulsos ou toda a coleção, as seis histórias, em uma luva de colecionador (tiragem limitada). Depois de lançada, a coleção poderá ser encontrada em livrarias especializadas em quadrinhos por todo o país.

A publicação é da RV Cultura e Arte e tem apoio financeiro do Governo do Estado através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Pedro Calmon e Secretaria de Cultura da Bahia.

Caso queiram prestigiar o evento, a RV fica localizada pouco depois do Largo de Santana, na subida da Cardeal da Silva. Passem por lá!


Um abraço, 
Carolina.


Nenhum comentário