Um conto às avessas de A Bela Adormecida

Autora: Liz Braswell
Um conto às avessas, 2
Editora: Novo Século
Publicado em 2017
N° de páginas: 288


Não pretendia escrever sobre aqui no blog... Demorei de ler quando seria uma leitura rápida. Não me prendeu, não fluiu. Lembremos que não é porque a leitura não "deslanchou" para uma pessoa que ocorrerá o mesmo para outra! Mas ao cadastrar no Skoob e ler algo escrito por lá...

Certo, a proposta foi o que me fez adquirir. E se ela não tivesse acordado?! Hmmm... intrigante. A forma escolhida para escrever a respeito foi um tanto estranha, interlúdios com poucas linha, perdendo, entendendo, duvidando... Malévola e o tradicional acesso de raiva ao não ter sido convidada... 

Mas é outro mundo. Outra estória. Aurora e sobreviventes de um mundo apocaliptico estão seguros no castelo cercado pela magia da fada Malévola. Quem destruiu o mundo? Os pais da princesa, por ganância, tendo-a vendido para as fadas más..! SQÑ. 

Estão presos em um mundo de sonho. Malévola domina Aurora e tem uma gota do sangue dela no seu cedro... a do fuso. As pessoas não são quem parecem, há servos inumanos no castelo e sacrifícios. Oi? Não divulgados. Não contarei mais. Admito que em alguns momentos... 

Sim, o que li... Questionemos os papeis. A sociedade por vezes dita e o olhar já está direcionado. As personagens não vivem aqui, mas em reinos. Séculos atrás as mulheres não exerciam certas atribuições, esperava-se doçura, encanto... O príncipe só tinha visto a camponesa uma vez, não tinham estabelecido uma conversa... Queriam que ele tivesse reparado o quê? A inteligência da Rosa?

Papeis. Ele não a vê como incapaz, apenas sabe que, como príncipe, deve protegê-la; como apaixonado, quer estar ao seu lado. Quando ela toma decisões, inclusive, está descrito como ele a olha, orgulhoso, admirado, encantado ou até assustado. Rs. Aurora Rosa tem que salvar a si e a todo o reino, há um vínculo. (No início do livro ele adormece quando a beija!) Sabe que tem que estar lá para e por ela. 

A maldição foi para ela e é ela quem tem que solucionar tal questão. Lutar contra monstros criados nela e para ela. Autoconhecimento. Novamente, o que se espera, o que deveria ser... O que fez. O que se quer e faz.

Leria novamente? Não. Pretendo doar. Demorei de ler? Sim - e muito. Mas precisava colocar tais pontos para fora. Rs. Nem sempre você ter ajuda significa que não pode lidar sozinha. A própria Rosa fala para a Malévola - e você aceitar pode se tornar grande força.

Ah, sim, esse é o segundo livro da série, sendo o primeiro sobre a Bela e a Fera. Os demais da série estão sendo publicados pela editora Universo dos Livros, que adquiriu os direitos de publicação aqui no Brasil dos livros do universo Disney.


Um abraço, 
Carolina.

Nenhum comentário