Tempos de liberdade

Autora: Chiara Ciodarot 
Editora: Ubook
Publicado em 2022
N° de páginas: 140 

Ganhador do Prêmio de Incentivo à publicação do Bicentenário da Independência, escrito por autora brasileira nascida no Rio de Janeiro, o livro traz a história de três Marias durante o tempo da guerra pela independência do Brasil de Portugal, ocorrida nos anos de 1922-3. Maria Quitéria, Maria Filipa e Maria Leopoldina. Mulheres, sim. Com papeis subestimados, cerceadas e lutadoras. Com dilemas, tristezas, conflitos, como todo e qualquer ser humano, mas que foram além do que lhes fora destinado. Casamento, casa, filhos...

Desde corte de cabelo e roupas masculinas para alistamento contra a vontade do pai Medeiros, à destaque com arma em punho - não poderiam perder seu melhor soldado! Marisqueiras que até surra de cansação deram em soldados portugueses, empunhando facões, atraindo com promessas soldados portugueses para armadilhas. 

Imperatriz que chegou a governar na ausência do marido, foi mais diplomática que este, mesmo sofrendo com sua infidelidade e partos - afinal, era sua função, não é mesmo? Gerar, carregar e parir... 

Guerreiras que a história deixa de lado junto a tantas outras, ou apenas cita por alto... 

A narrativa oscila entre locais e estas heroinas. Itaparica, Cachoeira, Abaeté, Rio de Janeiro, Pituba, Barra do Paraguassu... diversas batalhas, baixas, fibra!

Amei a leitura, que apesar de fácil fiz vagarosamente, como costumo fazer quando refere-se à história. O tema, bicentenário da independência, foi anunciado na pré-jornada pedagógica pelo canal da SEC-Ba no Youtube.

Indubitavelmente, este livro merece estar em todos os acervos de bibliotecas de colégios e escolas, bem como nas demais, públicas e privadas. Temos força e criatividade, apenas parecemos nos esquecer de nossa capacidade! Somos um povo aguerrido, forte, quando assim queremos! 

Que leitura!


Um abraço, 
Carolina.

Nenhum comentário