O solitário e a vizinha misteriosa


Autora: Bia Carvalho
Editora: independente
Publicado em 2021
N° de páginas: 285

Apollo, Lívia, Cauê e os demais moradores da Aldeia das Marés foram um presente neste dia de Natal. Principalmente os três primeiros, mas todos! Pessoas boas, que vivem em harmonia... Uma verdadeira família!

Apollo tem deficiência auditiva. Ele faz leitura labial quando a pessoa fala normal, com pausas e se comunica através de libras. Ele é acostumado e leva sua vida "zen", tranquila, é artista, desenha, pinta... Tem um cachorro muito fofo! #Queropramim! Por mais que goste da sua vida, sente falta da "visão" que teve, um sonho acordado, nove anos atrás, e queria, de verdade, poder ouvir certa risada e sussuro.

Lívia perdeu os pais ainda nova e morou um tempo com a tia. Era alegre e colorida, inocente e sonhadora! Tais características mudam após uma festa no condomínio da tia, primeira vez que bebeu. Ela teve o seu primeiro beijo, que zonzamente iniciou e adorou! Mas após este, a memória apagou. Foi nesta noite que engravidou, sua primeira vez da qual não lembra... A única coisa boa que ficou dela: Cauê.

Cauê. Um lindo garoto, agora com oito anos. Após um "acidente" em que o progenitor ficou em coma, há dois anos, perdeu a fala. Lívia aprendeu o mais rápido e o máximo que pôde em libras para se comunicar com ele, embora já escrevesse um pouco. Ele e a mãe foram para a Aldeia das Marés. O motivo? A tia-avô faleceu e a mãe é a única herdeira.

Praia! Sempre quis adentrar, mas não sabe nadar. Nem Cauê, nem Lívia. O cachorro do vizinho é como um ímã: como não notar?! Lindo, fofo! Assim como seu dono. (Oops! Tá, falei! Apollo é fofo! Bonito também...)

Falando em vizinhos... Há o aposentado das forças armadas, que a Lívia conhece desde o tempo em que morou lá e uns novos se mudam logo depois dela: um casal e a filha adotiva - buscam tranquilidade, já sofreram muita discriminação! A filhinha tem seis anos e não sabe escrever ainda. Mas Cauê é apresentado a um aplicativo e conseguem se entender depois! 

Lugar lindo, pessoas do presente maravilhosas! Mas há medo, apreensão, um pouco de... Passado. Abusos. Ligações e mensagens da sogra omissa e superprotetora do filho (pensei em vários adjetivos mas deixarei que encontrem os seus ao ler!) 🤐. 

Apollo jamais a esqueceu! Ela ou seu guarda-chuva/sol vermelho! Suas cores ficaram imortalizadas nas suas histórias em quadrinhos. A sua heroína de sombrinha vermelha! Percebe que Lívia sofreu muito nos nove anos que se foram... Observa cada movimento, gesto, modificação do olhar. Quer tomar conta dela e do Cauê, que sejam sua família.

É uma história linda! Reencontro não apenas dos protagonistas, mas da Lívia com a Lívia; da fala com o Cauê... Aos poucos eles contam suas vidas, traumas, desejos, e você se vê querendo muito que eles realizem! Torce, vibra, xinga também quando vem uma sombra em chuva forte... 

Conheça a Aldeia! Há ainda algumas casas desocupadas. Eram seis, agora, cinco. Pode alugar ou comprar uma! ;)


Um abraço,
Carolina.

4 comentários

  1. Carolzinhaaa!!! Bia aqui!
    Eu nem tenho mais adjetivos pra comentar suas resenhas maravilhosas!
    Fico feliz demais que vc tenha curtido esse livro, porque ele foi especial demais para mim!!!
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, especial! Rs.
      Que bom que tenha gostado! Aprnas verdades!!.. rsrs. ;*

      Excluir
  2. Olá Carolina,
    Que resenha linda! Nem li o livro mas já adorei. Confesso que pelo título não me atrairia em nada, mas simplesmente adorei e já quero para mim. Amo personagens fora do padrão e esse está cheio, ao que parece, e ainda é leitura leve e fofa. Já apaixonei de verdade!

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rs. É, o título não faz juz. 😀
      O Apollo é solitário mas não sentia nada realmente faltando até rever a Lívia anos depois.

      Já o "mistério" da vizinha... A vida horrível que levou, quem divulgaria? Bem como os detalhes de como conseguiu "chegar na casa da tia".

      Indico. Espero que goste! 🌷
      Bjs&Qjs!

      Excluir