Seis coisas impossíveis

Autora: Fiona Wood 
Editora: Novo Conceito 
Publicado em 2013 
N° de páginas: 272 


Sim, peguei um dos que aguardavam há... na estante enquanto colocava contact na prateleira, e passava pano nos livros. Rs. E a leitura fluiu!... 

Dan é um ótimo garoto! Diverti-me com ele e senti algumas angústias quando ele sentia. Sim, ele sabe que é tímido, que é um nerd, sabe que é inseguro. Mas não finge ser quem não é, o que é louvável quando se tem quinze anos e...

Certo, além de descobrir que o coração passa por arritmia quando vê a vizinha, Estelle, há muito ocorrendo em sua vida. Daí as listas... A Lista. Coisas impossíveis. Ele se mudou, certo, mas não se trata apenas disso também, por mais que entrar em uma nova escola sendo como é e sem o seu melhor e único amigo Fred seja difícil!

Retornemos apenas mais um pouco: Dan tinha uma boa vida com os pais. Casa, escola particular, por vezes comiam fora... De repente, não mais que de repente, a empresa do pai abriu falência, todos os bens (até aquele "puff" das tartarugas ninja do qual deveria ter se desfeito anos atrás), foram levados para abater no saldo devedor! E "de lambuja" o pai vai embora, assumiu ser gay. O problema pro Dan foi ele ter ido embora - e naquele momento!!!

A sorte, se é que podemos chamar assim já que veio do falecimento da tia-avó da mãe dele de mais de 90 anos (ok, lei natural, nascemos-morremos), foi a mãe ter recebido a concessão de moradia enquanto viva da casa da senhora. Sim, porque a casa, após o falecimento da mãe do Dan, não iria para ele. Tudo nela foi inventariado para quando fosse tombada. Rs. E então? Está de bom tamanho?

Ainda não, afinal eles tem teto mas precisam pagar contas de luz, água... comprar comida. E o Dan está crescendo... roupas encurtando... e o cachorro herdado está idoso e precisando de cuidado especial... Sim, e tem a vizinha. A linda vizinha que ele descobre que tem gostos parecidos com os dele! Como ele descobriu antes de sequer falar com ela eu não direi. Ele termina por confessar, mas bem adiante!

Sim. Pensou que esqueceria a lista?...
"1. Beijar a Estelle. Eu sei. Ainda nem a conheço. Tecnicamente. Mesmo assim, vem em primeiro lugar. 
2. Arrumar um emprego. A situação financeira aqui não poderia ser pior. (...)  
3. Dar uma animada na minha mãe. As chances de o negócio dar errado diminuem se ela se sentir melhor. 
4. Não é que eu queira ser legal nem famosinho na escola, mas vou tentar não ser um nerd/loser completo. 
5. Eu deveria falar com meu pai quando ele liga. Mas como, se nem vou aguentar ouvir a resposta para a única pergunta que quero fazer: por que você largou a gente assim? 
6. O item existencial. Descobrir como ser bom. Não quero acabar sendo um cara que larga a família sem mais nem menos."
Dan é um bom rapaz, e amadurece ao começar a tomar as rédeas das situações. Daí a confissão final dele. E quando retoma a sua lista, as anotações, além de pertinentes, ponderadas, são maduras. Há coisas que cabem a nós, assim como há outras as quais decisões cabem a outras pessoas, o que podemos fazer é ajudar com o possível.

Gostei muito de participar dos momentos da vida do Dan aos quais ele ofertou em sua história. Sim, ele é o narrador. Rs.

Bom, inseguranças da idade e com ocorridos, quem nunca? Rs.


Um abraço, 
Carolina.

Nenhum comentário