Lenora

Autora: Heloisa Prieto
Editora: Rocco Jovens Leitores 
Publicado em 2011
N° de páginas: 112 


Esta é uma leitura que pensava fazer há tempos... Vi no trabalho anos atrás e posterguei. 

Surpreendi-me.

De certo a capa é interessante, os olhos mareados, um tanto contemplativos ou hipnotizados, os cabelos ruivos e a sinopse...
"Uma história sombria que tem o rock como fio condutor. Lenora mostra dois destinos que se cruzam de forma tão intensa quanto poética. A trama é centrada nas reminiscências de Duda, o percussionista da banda Triaprima, ícone do rock nacional nos loucos anos 1970, e na angústia da jovem Lenora, uma garota dos anos 2000. Diante do medo que ela sente do mar e do estranho fascínio de seu nome, uma homenagem à vocalista do Triaprima, que também é título de uma de suas músicas e de um belo poema de Edgar Allan Poe. Formado por Duda, Ian e a bela e delicada Lenora, o trio de rock Triaprima conheceu o sucesso e a fama, mas teve sua carreira tragicamente interrompida no início dos anos 70, numa praia de Santa Catarina. A banda que embalou toda uma geração deixou de herança uma história ainda envolvida em mistério, com a morte de dois de seus integrantes e o sumiço de outro. Motivo de especulações – onde viveria, o que estaria fazendo? -, Duda seria apenas um mito para Lenora se a garota não resolvesse resgatar, de uma vez por todas, a sua identidade, que ela sabia intimamente ligada à da banda, no lugar onde tudo começou, as dunas da praia de Rio Vermelho, em Florianópolis. Somente quando essas duas vidas se encontram, a dor e a angústia que rondam a existência de Duda e Lenora parecem finalmente se dissipar. Misturando o poder da música e da poesia a reflexões sobre astrologia, as forças do universo e o ideal de paz e amor dos anos 60 e 70, Heloisa Prieto vai tecendo uma história ao mesmo tempo realista e sobrenatural capaz de inebriar o leitor e prender sua atenção da primeira à última página. Neste caldeirão não faltam referências musicais e literárias que formaram gerações e dão ainda mais força ao enredo. Tudo isso, aliado à escrita fluida e delicada da autora, faz de Lenora um romance gótico de rara luz e beleza."

Heloisa Prieto, escritora de vários livros infantojuvenis, alguns, como Lenora, distribuídos pelo MEC para bibliotecas e salas de leitura das escolas e colégios públicos do país, traz uma história sensível, envolvente, com toques míticos... 

Amizade, sonhos e desejos, música e mar, anos distantes que se aproximam, deixando algumas interpretações sobre encontros por nossa conta - ou não? Rs.

Poesia, leituras, reflexões, forças do universo... Você começa e continua até que as 112 páginas acabem! 

A Lenora do grupo se afogou, a atual se encontrou; O Ian sumiu após aquele show, dado como morto (?), seu corpo nunca encontrado. Desejos de dois amigos foram expressados da década de 70, e... foram realizados? 

Publicado há quase dez anos (já que foi lançado em novembro e estamos em julho), ainda hipnotiza. Oscilando entre o passado e o presente da personagem Lenora atual, a história vai se desvelando e enredando ao leitor.

Interessante. 
Indico! 


Um abraço, 
Carolina.

Nenhum comentário