Phasma - Star Wars

Autora: Delilah S. Dawson 
Editora: Universo dos Livros 
Selo Universo Geek 
Publicado em 2019 
N° de páginas: 432 


Capitã Phasma... 

Frieza, distanciamento. Quem conhece o seu rosto?!? Na Primeira Ordem ninguém que esteja vivo. Brendol Hux conheceu, foi ele quem a levou consigo após incidente em Parnassos, onde a sua nave foi abatida, caiu como uma estrela cadente riscando o céu; onde ela nasceu e morou até seguir para o espaço.

Ela apareceu do nada na vida do Cardeal, até então guarda pessoal do Hux, tendo sido resgatado quando criança pelo próprio General, em Jakku, seu planeta de origem. Treinado, destacado, acreditando nos lemas da Ordem, seguindo as regras. Vê uma recém chagada crescer tanto lá dentro que em um ano tem o mesmo título que ele: é capitã. Pior, é escolhida frequentemente pelo General, passou a ser encarregada pela metade do treinamento que era dele! Ninguém sabe dela, sua origem, seu rosto... nada! E a morte do seu bem-feitor deixou o seu filho, Armitage, em seu lugar - e ele a prestigia. (Há um porquê...)

Há algo nela...
Ele precisa descobrir!

Vi Moradi, em missão para a Resistência é capturada pelo Cardeal e levada para interrogatório em local ermo, sem registros... Ele pesquisou, sabe que ela tem informações, sabe que tem um irmão... Ela é a sua chance de descobrir algo sobre a Phasma, algo que possa usar em uma reunião que ocorrerá no dia seguinte. A Vi precisa permanecer viva, já levou eletrochoques fortes... Precisa recobrar forças e, além de tudo, é uma boa contadora de histórias! E precisa ganhar tempo...

Ainda, Siv contou muito a ela. Siv é do povo Scyre. A última remanecente em Parnassos - além da sua filha. O detalhe é que era para estar morta e, consequentemente, sua filha jamais teria nascido. Vi fala da Nautilus e dos Scyre, do quão raro era um bebê ser concebido e nascer, da Frey (última em anos e anos!), do planeta quase morto... Fala do Keldo, irmão da Phasma. Uma longa história banhada a sangue.

Qualquer atitude justificaria sua saída dali, pelo visto... Os quatro melhores guerreiros da Phasma, seu círculo mais próximo, a segue - como sempre! - e segue suas ordens. Veem e ouvem coisas que estranham: como o fato dos soldados do general não poderem falar o que pensam ou conversar entre si... Observam o que acreditam ser "mudanças" na sua líder mas continuam com ela, fazem o que comanda.
"Obrigada por me dar a vida. O seu hoje protege o amanhã do meu povo. Do corpo ao corpo, do pó ao pó."
Costumes, ritos, conheci sobre o detraxor. (Cada nome! Rs.) A Siv é a responsável por extrair os fluidos dos corpos que proverão os minerais e outros nutrientes que complementam as necessidades corporais, sim, estranho... 

Uma longa jornada até os destroços da nave do Hux para que possa se comunicar com a Primeira Ordem e requisitar extração. Andamos por partes desconhecidas pelos guerreiros do planeta. Visitamos instalações abandonadas da Con Star Mining Corpotation... 

"A sabedoria é desperdiçada nos fanáticos." Uma das pérolas soltas em um dado momento pelo Brendol. Mas não teriam fanáticos na Ordem? - Logo pensei. Ele parece falar o que acredita ser necessário ser dito, independente de crer ou não. Fica claro que preza apenas seu bem-estar e fuga dali, mas "parece demonstrar preocupação com o coletivo" quando lhe convém.
"Brendol era a única testemunha em toda a galáxia que sabia que ela não era a criança-soldado perfeita para este inferno que você chama de Primeira Ordem."
Vi conta as histórias para o Cardeal, faz pausas estratégicas, para que ele reflita, para ganhar tempo, para conseguir recuperar o mínimo e seu corpo não falhar de vez. Consegue beber água modificada, proteina sem gosto... Mas necessária. Ela percebe que há mais nele. Parece realmente crer no conto de fadas que lhe foi contado desde criança. Impossível não desenvolver empatia.

Aqui ficamos sabendo da história da Phasma, conhecida no início da terceira trilogia, nO despertar da Força, mas ao ler fui além. Acredito que laços são importantes. E as amarras desfeitas também. Siv e sua decepção com quem considerava, deixada para morrer, grávida, com radiação nuclear... CD-0922. Archex. Cardeal. Dispensado. Um sorriso sincero fora do ambiente esperado.

"... outra coisa que Vi aprendeu. Ninguém nunca é só uma coisa." 

Esperança.


Um abraço,
Carolina.

Nenhum comentário