As crônicas de Gelo e Fogo, 1

Autor: George R. R. Martin

Editora: Leya 

(Hoje publicado pela Suma.)

Publicado em 2010

N° de páginas: 592

18+


Conheci através do seriado da HBO, Game of Thrones (famílias poderosas - reis e rainhas, cavaleiros e renegados, homens honestos e mentirosos - disputando um jogo mortal pelo controle dos Sete Reinos de Westeros para assumir o Trono de Ferro), iniciado em 2011. Então, procurei os livros. Claro que assisti a todas as temporadas! Agora, pouco mais de um ano após seu término, peguei o primeiro para ler. Foram diversas edições da Ed. Leya, tendo os direitos de publicação sido adquiridos pela Suma (grupo Companhia das Letras).


O modo como o Martin nos apresenta a história é diferente: não são capítulos lineares ou idas e vindas no tempo, mas personagens. As coisas vão sendo contadas nos pontos de vista deles e de quem os cerca, página a página, logo após o prólogo. Bran, Catelyn, Daenerys, Eddard, Jon... Inicialmente parece estranho, mas flui de tal forma que logo me acostumei. 


Apesar do primeiro livro estar bem próximo da primeira temporada, é claro que há diferenças. Logo de início percebemos as idades, quando a família Stark nos é apresentada. o mais novo tem apenas três anos de idade! Eddard, Catelyn, Robb (14), Sansa (11), Arya (9), Bran (Brandon, 7), Rickon (3). Jon tem 14, como o Robb.


Certo, apesar de famosa e ter tido 8 temporadas, nem todos conhecem! Ok. Há os Sete Reinos e um rei, senhor de todos eles. Quando começa a história, este é o Robert Baratheon. Ele tornou-se rei após uma guerra contra o anterior, Aerys, o Rei Louco, último dos Targaryans a sentar no trono de ferro, forjado por fogo de dragão a partir de mil espadas dos conquistados! Um trono nada agradável de se sentar, como comentam o Robert e o Ned quando assume como Mão do Rei. - Apesar de desconfortável, parece que todos querem sentar-se nele! Aff! (Poderiam ao menos colocar umas almofadas, não? Rs.)


Foram os Targaryens que uniram os sete reinos, séculos atrás. Mas Aerys II, filho único de Jhahaerys, o "rei louco", precisava ser deposto! Mataram todos os do sangue do dragão, escapando apenas Viserys e Daenerys, ainda um bebê. Robert tem raiva ainda hoje da casa do dragão: acredita que sua amada e prometida, Lyanna, irmã do Eddard, foi sequestrada e estuprada, morta, pelo Rhaegar Targaryan. 


Mas não pense que sabemos de tudo assim! Lembrança de uma personagem, sonho de outra... Uma discussão aqui e ali... E vamos juntando os pedaços da história! Começamos com um "encontro inusitado", mortes e fuga/deserção de um "Irmão da Muralha"... 


Certo: existe a grande Muralha, erguida há séculos, para proteger os sete reinos. Proteger do quê? Histórias, lendas, falam de crianças da floresta, de gigantes, dos "Outros": os caminhantes mortos... E os patrulheiros da Muralha, uma vez vestidos de preto (feito os votos), não podem voltar atrás: desertores são mortos em nome da honra!


No prólogo, um desertor é encontrado e trazido ao Senhor do Norte, Eddard Stark, que profere e executa a ordem de morte por deserção. Por que ele fugiu? Caminhantes Brancos - os Outros. Não tem como ser acreditado! Logo depois encontram os filhotes de lobo-gigantes, que não vivem do lado de cá da muralha... Sinais. Afinal, após anos, o inverno está chegando! E com ele... 


Pois, pois... Jon Arryn, Mão do Rei, morre. Robert vai até Winterfell buscar o amigo Ned para assumir tal lugar, de Mão... Tudo começa a desandar! Carta da irmã da Catelyn (esposa do Ned), acusando os Lannisters de terem matado seu marido (antiga Mão), Bran "cai" (é jogado) e quase morre. Ned parte com as filhas Sansa (é prometida ao príncipe Joffrey) e Arya para Porto Real com o rei e toda a comitiva que o acompanha - além da sua família. Jon Snow vai para a Muralha com o tio Ben (irmão do Ned).  Detalhe: Snow, um "bastardo" do Norte - bastardo do Ned (?), da mesma idade do filho mais velho dele com a Catelyn, o Robb.


A confusão está boa?... Quê! Está pouca, como vemos ao prosseguir. (Ao lado, Tyrion Lannister.) Tramas, complôs, sede de poder, de sangue, mortes... Um irmão que se acha mais do que jamais seria que "vende" a irmã de 13 anos para conseguir um exército! Sim, o que se auto-denomina "dragão" desfaz da irmã, xinga, ofende, ameaça... Acredita ter vendido a Daenerys! Segundo Mormont, cavaleiro exilado, ela foi considerada um presente pelo Khal Drogo, não uma moeda de troca. E ninguém "apressa" um khal... 


Guerras, lutas, selvageria... É denso! Não aconselhado para menores, sensíveis... Decaptações, fugas, sedas e palácios! Príncipes bastardos... Eunucos, Aranhas, venenos e aço! Corvos, "passarinhos" e bordeis. Anão sarcástico que enxerga longe apesar da estatura; "cão" de rosto deformado por fogo... meisters, lobos! Confiar em quem em tal "dança fatal"?!?...



Cuidado com abraços, 

(relaxe, estou desarmada)

Carolina.


2 comentários