Maze Runner: Correr ou morrer *

Autor: James Dashner
Editora: V&R/Plataforma 21
Publicado em: 2010
N° de páginas: 428

[Mexendo em papéis antigos... Tinha escrito sobre em 2015 (antes do blog). Rs.]

Um grupo de garotos está preso, não parece ter escapatória... Não fica 'exatamente' claro a quanto tempo. Alguns já morreram buscando saídas ou "cometendo enganos". O mais velho dentre os integrantes da clareira é Abby, portanto, ele é o líder.

Abby está há dois anos lá, no mínimo. Há uma "rotina" desenvolvida, tanto pelos "criadores" (com a caixa, suprimentos e novatos) quanto pela parte dos "clareiros" com os afazeres e regras.

Labirinto... Verdugos: uma "máquina", um "organismo"..? Thomas chega e a rotina muda. Ele é curioso, adentra o labirinto para ajudar um corredor e o líder. Mata um dos monstros. Uma garota chega através da caixa com um aviso e... coma.

É um "teste" absurdo! De forças... Psicológico... Taí, poderia estar entre filmes indicados por professores de psicologia! Estranhamento, "incômodo" provocado pelo novo/diferente, pela "quebra do padrão"... Pressão... reforço... tanto a explorar!

A ligação entre o Thomas e a Teresa foi estimulada, "inserida", pelos "criadores" ou desenvolvida naturalmente?!... A supressão das memórias - não todas, mas as requeridas conscientemente. Exploração de conceitos morais frente a situações que pressionam: um prato cheio! Laços anteriores e posteriores ao confinamento; busca por objetivos, o não desistir e enfrentar apesar da dor, medo e cansaço... condicionadores.

Amizades, simpatias, antipatias, provocações - picadas/soro... Tantos fatores, vários garotos e, agora, uma garota. Mais de quarenta saem rumo a tentativa de sobrevivência e saída do labirinto-clareira. Vinte conseguem. Conseguiram?...

Terra abatida? Doença (FULGOR)?... CRUEL (Catástrofe e Ruina Universal: Experimento Letal)?... Ainda, depois de tanto, uma noite de sono confortável para a "próxima fase"?!... O que há e por quê?

Hmmm... rs. O filme foi bem próximo mas, como sempre, uma adaptação. Sei que lancei mais questionamentos que... mas são necessários. E foi escrito há cinco anos! Rs. O Thomas e a Teresa eram próximos antes e adentrarem o labirinto. Na verdade, todos se conheceram antes.


Como lançaram o quinto livro depois de termos o quarto como o último, talvez eu venha a reler... Mas talvez não. Admito que gosto dessa distopia, e doei um box para sala de leitura do trabalho.


Um abraço, 
Carolina.

2 comentários