Indicação

Acredito que já saibam que trabalho três turnos, com todas as faixas etárias. Certa vez comentava uma observação feita com base no comportamento de todas as faixas etárias e uma colega de trabalho disse que eu precisava ler Amor Líquido...
"De acordo com Bauman, nos tempos atuais, as relações entre os indivíduos nas sociedades tendem a ser menos frequentes e menos duradouras. Uma de suas frases poderia ser traduzida, na língua portuguesa, por "as relações escorrem pelo vão dos dedos". Segundo o seu conceito de "relações líquidas", formulado, por exemplo, em Amor Líquido, as relações amorosas deixam de ter aspecto de união e passam a ser mero acúmulo de experiências, e a insegurança seria parte estrutural da constituição do sujeito pós-moderno, conforme escreve em Medo Líquido." (Wikipédia)

Zygmunt Bauman tem diversos livros publicados, não apenas o que me foi indicado pela Viviane, e aqui no Brasil a editora que o publica é a Zahar.

Como tenho cadastro no Skoob, fui checar: mais de 70% dos leitores são mulheres, lido por mais de 3.400 pessoas também cadastradas lá, mais de mil estão lendo, outras mais de 5.000 querem ler. Vi no Google a capa portuguesa (a da Zahar é mais bonita! Rs.) do livro, publicado pela Editora Relógio D'Água...

Após a indicação obtida, olhar informações no Skoob... Bienal. Conheci outros títulos visitando o stand da editora: Modernidade líquida, Tempos líquidos, Vida líquida, Medo líquido, O mal-estar da pós-modernidades, Vida para consumo, Identidade, Capitalismo parasitário, Globalização, Cegueira moral, A sociedade individualizada, A arte da vida, dentre outros. Paquerei-os todos os dias da Bienal (eu tinha conseguido tirar licença prêmio, fui todos os dias, exceto no dia que teriam uns três ou quatro youtubers. Kkkk!). Trouxe uns, que me aguardam aqui, na interminável lista. Prometo que deste ano não passa! ;-)

O autor morreu em janeiro de 2017, e foi uma perda lamentada...
(1925, Polônia - 2017, Inglaterra) 

Convido-@s a refletir sobre. Até mesmo os títulos já nos convidam a pensar. Deixo aqui o link do livro no Skoob, caso queiram olhar a sinopse, detalhes adicionais, até os demais livros do autor. É necessário que valorizemos mais as relações interpessoais. Muitas atrocidades têm ocorrido no mundo porque as pessoas não se olham mais... passam. Não pensam no outro, já que não permanecem.

É triste. Vejo em crianças, em adolescentes e em adultos, nos três turnos. Muitos adentram as salas de leitura e biblioteca para conversar, podendo ou não levar livros para ler, almejando quem os ouça.  Lerei e conversaremos mais.


Um abraço, 
Carolina.

Nenhum comentário