Procura-se lobo

Autora: Ana Maria Machado
Editora: Ática
Ano de publicação: 2005
Número de páginas: 40


“Manuel Lobo tem uma missão importante: alertar o mundo sobre o risco de extinção dos lobos das florestas, dos desertos...Mas um anúncio malfeito atraiu uma série de lobos intrometidos tentando desviar o rumo da história. Alguns são lobos maus, assustadores de crianças, mas há também os espertalhões e outros bem bobos. E até uns lobos bonzinhos. Felizmente, Manuel Lobo conhece essa turma toda...”

Inteligente e humorado, o livro traz noção do que é anúncio, carta, resposta... E os variados lobos os quais ouvimos quando crianças, nas diversas estórias. Perrault, Grimm, Esopo, Hesse, LaFontaine, Kipling e outros, a exemplo do Chico Buarque de Holanda e o seu Chapeuzinho amarelo.

O sr.Manuel Lobo, necessitando emprego como tantos outros brasileiros, resolve responder um anúncio do jornal:

Currúculo... Pretensões...

O “Lobo” do sr.Manuel era apenas sobrenome, é claro, porém resolveu arriscar.
 

Ele não preenchia os requisitos mas, como se expressou bem e a quantidade de cartas recebidas em resposta ao anúncio foi grande, terminou por ser contratado para responder as cartas enviadas pelos lobos.
 


Daí segue o reconhecimento de cada lobo e as respostas do sr.Manuel que, depois, termina por reformular o anúncio, explicitando a questão do lobo necessário para a vaga.

O livro traz ainda breves informações dobre lobos encontrados pelo mundo, muitos na lista de prevenção das espécies. Na capa, informações dos lobos usados na estória. 

Com ilustrações de Laurent Cardon, escrito pela reconhecida autora Ana Maria Machado, este título foi enviado pelo MEC com o selo “Alfabetização na Idade Certa", FNDE, para uso do 1º ao 3º anos. Contudo, indico para o 4ºano, 5ºano, ...



Um abraço,
Carolina.

Nenhum comentário