Romeu & Julieta e vampiros

Autora: Claudia Gabel
de William Shakespeare
Editora: Pandorga
Publicado em 2011
N° de páginas: 228

"Este livro traz a história de amor entre Julieta Capuleto a filha de dois vampiros, e Romeu Montéquio, que nasceu em uma família de caçadores de vampiros. Após a prisão de Vlad o Empalador, o Príncipe Radu assume o trono da Província de Valáquia, na Transilvânia, e estabelece um tratado de paz na região, proibindo humanos e vampiros de cometerem qualquer ato de violência. Às vésperas do aniversário de dezesseis anos, Julieta Capuleto está angustiada com o destino que a aguarda e com as transformações que começam a ocorrer em seu corpo. Seus pais, preocupados em manter as riquezas e o poder que conquistaram durante o reinado de Vladimir, pretendem casá-la com o Conde Páris, um vampiro influente que pode auxiliá-los nas relações com o novo príncipe. Os Montéquio, uma família de caçadores de vampiros, sempre foram os maiores inimigos dos Capuleto. Mas Romeu Montéquio, acompanhado do primo Benvólio e do amigo Mercúcio, consegue entrar escondido no baile oferecido pelos Capuleto para o príncipe, e lá conhece Julieta. O amor entre os dois nasce à primeira vista. Com a ajuda de amigos, como a ama de Julieta e Frei Lourenço, sonham em viver juntos para sempre. Mas a rivalidade entre as famílias é apenas um dos obstáculos que esses dois jovens apaixonados terão que enfrentar."

 A Claudia Gabel faz uma releitura do clássico Shakespeariano com o acréscimo VAMPIROS.


Os Capuletos nascem humanos e se tornam vampiros aos 16 anos. Eles, além do nome, possuem propriedades e dinheiro. Com a queda de Vladmir as coisas se modificam. O novo príncipe, Radu, sanciona uma lei e os vampiros não podem mais beber sangue humano. Temendo perder posses e poder,  os Capuletos dão a mão da filha para o Páris, amigo do príncipe, sem comunicá-la. O casamento ocorreria logo após a transformação da Julieta. O baile é o movimento perfeito para mostrar ao governante a convivência pacífica com os humanos e saudar o conde Páris.

A família Montéquio sempre caçou os Capuletos...

Plote do original Romeu & Julieta. Rosalie é esquecida; amor à primeira vista; casamento escondido no dia seguinte; Ama leva e traz; Frei Lourenço aceita realizar a cerimônia... O detalhe é que há um ritual para voltar a ser humano que tanto os pais da Julieta quanto o Frei sabiam... Primo da Julieta (Tebaldo) puxa briga, Romeu declina, Mercucio toma as dores do amigo... morte; morte. Romeu é banido da Transilvânia...

Acréscimo: banimento na opinião da mãe da Julieta é pouco e ela decide que Romeu terá que ser a primeira vítima da sua filha na transição.

Casamento consumado; composto para desacelerar o coração; plano; carta não recebida... Romeu chega, discute, ingere o veneno... Mas aqui a Julieta consegue transformá-lo antes que o seu coração pare de bater. Sim, o final difere. E, como o príncipe Radu não revoga a lei que proíbe os vampiros de beber sangue humano e aqui não tem sangue sintético como em True Blood ou pílulas que na água se transformam... como no anime Vampire Knight, os Capuletos saem de lá!


Conheço quem tenha dito não ter gostado, mas em 2011, ano do lançamento do livro, auge da volta dos vampiros, muitos adolescentes conheceram através dessa releitura a base do clássico e é sempre uma oportunidade a mais de conhecer outros, bem como, se quiser, ler o original – seja o texto integral ou as diversas adaptações, em HQ inclusive! 



Um abraço, 
Carolina.

2 comentários

  1. Devo admitir que tenho uma queda por vampiros, eles têm um charme que me cativa, então não posso negar que já gostei da história e fico feliz que esse final pelo menos não foi lá tão trágico (mais não é como se ele já não estivesse morto não é mesmo?)
    PS: amo Vampire Knight.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo histórias de vampiro, amo Vampire Knight... rsrsrs.

      Quando vi o título, anos atrás, juntando o casal mais famoso com o mito (vampiro), tive que comprar! E comprei a mais, sorteei na escola... :)

      Excluir