O último dos devassos

Autora: Chiara Ciodarot 
O Clube dos devassos, 5 
Publicado em 2023
N° de páginas: 459


"Era um dia de festa e ela, como correspondente para o jornal de Josefina Álvares de Azevedo, tinha uma importante missão: reportar aquilo em texto, traduzindo o ambiente de festejos e o eternizando em palavras."  

Cá estamos, no capítulo final (ao menos desta etapa) da série que, apesar de ser de romance de época, traz um pouco de uma das piores épocas do Brasil - sim, uma das -, motivo para o surgimento dO Clube dos Devassos: a escravidão. 

Através das personagens que se tornaram amigas minhas (e talvez de alguns de vocês), encontrando-se, desencontrando-se, reunindo, criando e fortificando laços, nós conhecemos... Primeiro os amigos Eduardo Montenegro e o Canto e Melo, idos para Vassouras para descobrir detalhes sobre as senzalas as quais planejavam abrir. Encontraram seus porto seguros: Amaia e a amiga de infância dela, a Caetana Feitosa. 

No segundo livro, tivemos contratempo: afinal, na festa de casamento a Caetana ouviu trecho de conversa fora do amplo contexto, submetendo a si e ao marido As inconveniências de um casamento ele ralou para retomar o rumo enquanto guardava as informações do Clube as quais não podia divulgar para a sua amada, por mais que fosse contra a escravidão.
E o Feitosa... Figura odiável! E passou pelas mãos outras que não as dos nossos amigos, de pessoa ainda mais vil. E em dado momento, a sociedade que este encabeça aparece: os Crassos... Calei. 

Um extra nos apresentou o sr. Duarte e a Eugênia, com um pequeno "toque sobrenatural"... rs. Uma bela história de um devasso que fica mais na surdina, ajudando articulações mais a distância... Esses também são necessários, e como! 

Estevão vem com O lobo do império (re)conhecer a Júlia, irmã do amigo e médico Euzébio - digo reconhecer porque ele a viu mais nova e, anos depois, uau! Ele observa como ela se transformou e, mais que a atração pela pequena, enamora-se da sua coragem e seus ideais: sim, outra abolicionista! Rsrs. Ela pega ideias com a Amaia para... 🤐

Conhecemos, então, a infância das Almeidinhas e do irmão, o Arthurzinho, que conheceram o Raimundo menino, passeando pela mata, brincando de piratas... no extra Mães, filhas e esposas. Ah, elas tem um certo vizinho... Calei.

Então, em O beijo da raposa, o Raimundo já apronta, discursando em prol da abolição em praças, há meetings, efervecências... Laura é escritora, desde criança histórias aglomeram-se em sua mente! Ah, sim, tem irmãs (Alice foge ao padrão das meninas: por mais bela que seja por fora, por dentro...) e uma delas, a Virgínia, é um anjo que encanta o tímido dr. Euzébio! Sim, dois casais se observam, um deixa levar por completo! Rs.

Passamos por um Natal com casais dos livros anteriores, amigos que não querem muito admitir a amizade, brigam tanto que, se não fossem tão distintos em aparência poderíamos chamar de irmãos! Hahah!! E crianças... rs.

Agora, Inácio Junqueira e Lavínia Feitosa cumprirão o enlace planejado quando eram crianças, ela mais que ele! Rs. Inácio teve paixonite pela Amaia quando os conhecemos. Aliás, quem não se enamorou da beleza dela?!? 🤔  Espectativas após tantos anos de "promessa/noivado", uma noiva que tenta ocultar por tudo o que sente, o quão sensível é... 

Claro, outro casal nos surpreende: o irmão do Raimundo e a irmã Feitosa mais nova! Rs. Mas o foco não é neles, mas no novo casal e desfecho da estória, mistérios, mortes/assassinatos, sequestro... plano articulado por uma figura enigmática: Bolea. Quem será essa pessoa? Como ele conheceu a pior das irmãs Feitosas, a Belizária? O que ocorreu com o cabeça dos Crassos? Quem armou para o meu amado Montenegro?...

Sim, além do romance principal, outras alianças de fundo, há muitas questões a resolver! Medos de pai de meninas ao ver tantos meninos filhos de quem são ao chegar na casa dos Montenegro (o alívio cômico com o Estevão e o Canto e Melo e suas "picuinhas"! Rs). Há uma insana que se preocupa com joias ao ver incêndio ao invés de salvar vida/s! Menios e meninas corajosos que podem nos brindar com estórias futuras, quem sabe??... Há muito. 

Inácio se mostra com mais fibra que alguns pudessem pensar. Ok, participou dOs Crassos para ter informações para o Clube mas... digamos que nem todos aguentariam a porrada que ele levou! A Lavínia também mostra a sua fibra, por mais que tenha sido sempre certinha. Vinganças... Oh povo para pensar nelas! Aff! Severo no meio! Não lembram dele? No livro nossa memória é refrescada, pode seguir tranquilo! Rs.

Pensamos que o ápice será onde citei: na Câmara, com discursos e votação, resultado de tanta luta! Mas... Há epílogo que nos lembra que o temos aqui é um R.É., um casal que quase não teve lua de mel, com um nervoso que apenas enamorados tem ao aguardar, desejar... 

Aguardo ansiosa e, desculpe Chiara, vou pedir por mais! Rs. Nem que seja sobre o Clube do Monte, ou um conto falando do sonho/presságio do Canto e Melo sobre a filha que virá ao mundo do Estevão! Hahahah! Tenho certeza que é uma resposta para toda a pilha deste com as filhas do sonhador/poeta/contista e filhos do Barão Negro! Rsrs.

Já com saudades despeço-me dessa maravilhosa releitura (porque, sim, li antes de lançar e teve mais! Rs), agradecendo a dedicatória da "mãe dos devassos" ( ❤️ ) e meu "marido"... Carinhosamente...


Um abraço, 
Carolina.

Nenhum comentário